ITA aplica provas da 1ª fase do Vestibular 2024 amanhã (8)

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realiza amanhã, dia 8 de outubro, a aplicação das provas da 1ª fase referente ao Concurso de Admissão Vestibular 2024. Desse modo, neste domingo, os candidatos responderão as primeiras provas do Exame de Escolaridade.

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas acontecerá no período da tarde, das 13h às 18h (horário de Brasília). Haverá locais de prova em diversos estados brasileiros. 

Nesse sentido, as provas serão aplicadas em Belém, Manaus, Natal, São Luís, Fortaleza, Recife, Salvador, Teresina, Vitória, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Curitiba, Londrina, Porto Alegre, Belo Horizonte, Campinas, Juiz de Fora, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São Paulo, São José dos Campos, e São José do Rio Preto.

Os candidatos já podem consultar no site do ITA onde será o seu local de prova e ensalamento. No site é possível conferir também todos os horários e orientações para o dia de prova e a lista final de inscritos e a relação de candidatos contemplados com condições especiais na aplicação das provas.

Provas da 1ª fase

Conforme estabelecido no edital do Vestibular 2024, as provas dos Exames de Escolaridade serão compostas a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio.

Desse modo, neste domingo (8), os candidatos responderão a uma avaliação composta por questões objetivas de múltipla escolha sobre as seguintes disciplinas: Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa, e Língua Estrangeira (Inglês).

Conforme divulgado pelo ITA com antecedência, para as questões de Língua Portuguesa, será cobrada a leitura das seguintes obras literárias:

  • “A falecida”, de Nelson Rodrigues;

  • “A falecida”, com direção de Leon Hirzsman, roteiro de Eduardo Coutinho, com base na peça de Nelson Rodrigues;

  • “Nós matamos o cão tinhoso!”, de Luís Bernardo Honwana;

  • “O avesso da pele”, de Jeferson Tenório.

Orientações para as provas

O ITA recomenda que os candidatos cheguem aos locais de prova com antecedência, pois não será permitido o acesso aos locais de prova após o fechamento dos portões.

Além disso, os candidatos deverão apresentar documento oficial original com foto. O Instituto não vai aceitar cópias dos documentos, mesmo que estejam autenticadas, nem documentos digitais.

O candidato deverá levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. O Instituto permitirá o uso de lápis ou lapiseira, borracha, régua transparente e compasso, recomendando o uso de grafite escuro, do tipo 2B ou superior.

ITA
O ITA aplicará as provas do Vestibular 2024 em diversos estados brasileiros. Imagem: Divulgação

Fases do Vestibular ITA 2024

O Vestibular ITA conta com três fases, a 1ª e a 2ª fase são Exames de Escolaridade, enquanto a terceira fase conta com Inspeção de Saúde, Análise Psicológica, Exame Toxicológico e Heteroidentificação.

Desse modo, após a 1ª etapa, a próxima fase é a 2ª etapa, com nova aplicação de provas sobre os conteúdos do Ensino Médio, em dois dias consecutivos: 7 e 8 de novembro de 2023

A aplicação da 2ª fase também acontecerá à tarde, das 13h às 17h. A prova da 2ª fase contará com questões dissertativas sobre Matemática, Química e Física e com uma proposta de Redação em Língua Portuguesa.

Vagas e cursos

A oferta total do ITA é de 150 vagas para ingresso de novos alunos exclusivamente no primeiro semestre do próximo ano letivo. Do total das vagas, 114 estão direcionadas a candidatos que queiram atuar como civis (Reserva) e 36 são para a carreira militar (Ativa).

As vagas ofertadas são para os cursos de Engenharia Aeroespacial, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia da Computação, Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica-Aeronáutica.

Principais datas

  • Inscrições: 02/06 a 30/07

  • Provas da 1ª fase: 08/10

  • Classificados para a 2ª fase: 27/10

  • Provas da 2ª fase: 07 e 08/11

  • Classificados para a 3ª fase (Inspeção de Saúde): 19/12

  • Inspeção de Saúde: 08 a 12/01/2024

Para mais detalhes, acesse o edital do Vestibular 2024.

Leia também UEMS abre período de inscrição para o Vestibular 2024; saiba mais detalhes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.