UEMS recebe inscrições para o Vestibular 2024

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) já abriu o período de inscrição para o Processo Seletivo Vestibular 2024. O processo seletivo é uma das principais portas de entrada nos cursos de graduação da UEMS.

De acordo com o edital, as inscrições serão recebidas até o dia 9 de novembro. Estão sendo ofertadas mais de 800 vagas para o ingresso de novos alunos no 1º semestre letivo de 2024. 

Confira a seguir mais detalhes sobre a seleção e como concorrer às vagas ofertadas pela instituição!

Vestibular 2024: Como se inscrever?

Conforme as orientações do edital, as inscrições estão sendo recebidas de forma virtual, por meio do site da FAPEC, banca responsável por organizar a seleção. Portanto, os interessados devem acessar a página e preencher o formulário eletrônico de inscrição.

O requerimento de inscrição solicita diversos dados pessoais e escolares dos estudantes. Além disso, é necessário informar a opção de curso pretendida e informar se deseja participar do Vestibular 2024 em ampla concorrência ou através do sistema de cotas e uma opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Os estudantes também devem optar pelo município onde deseja realizar a prova: Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova
Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Para participar da seleção, os candidatos devem pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais). O prazo final para pagamento é até 10 de novembro, considerando o horário bancário. 

Isenção da taxa

O edital prevê a concessão da taxa de inscrição de acordo com a Lei Estadual nº 2.136, de 14 de agosto de 2000. Desse modo, os estudantes egressos de escolas da rede pública de ensino poderão solicitar o benefício até as 23h59 do dia 6 de outubro de 2023.

Os pedidos devem ser feitos on-line, no site da FAPEC, exclusivamente no momento da inscrição. A UEMS divulgará o resultado dos pedidos no dia 25 de outubro.

Vestibular UEMS 2024
A UEMS receberá as inscrições para o Vestibular 2024 até o dia 9 de novembro de 2023. Imagem: Divulgação/ UEMS

Prova do Vestibular 2024

Conforme estabelecido no edital, a classificação dos candidato será estabelecida a partir do desempenho obtido em prova aplicada pela UEMS composta a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas do Vestibular 2024 será no dia 26 de novembro, no período da tarde, das 14h às 19h.

Os locais de prova serão em Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três
Lagoas. 

O Vestibular 2024 contará com uma prova objetiva composta por 60 questões objetivas sobre Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Além disso, a UEMS aplicará também uma prova de redação em Língua Portuguesa. 

Oferta de vagas 

De acordo com o edital, a oferta total da UEMS é de811 vagas em 38 diferentes cursos de graduação, espalhados por 13 municípios.

As vagas são para os cursos de Agronomia, Direito, Engenharia Florestal, Zootecnia, Administração Pública, Ciências Biológicas, Dança, Direito, Letras, História, Medicina, Psicologia, Teatro, Turismo, Agronomia, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Enfermagem, Ciências Biológicas, Administração, Engenharia de Alimentos e Matemática.

Resultado

A divulgação do gabarito preliminar das Provas Objetivas está prevista para o dia 29 de novembro. Caberá a interposição de recursos no dia 30 de novembro e 1º de dezembro. 

A divulgação do resultado preliminar está previsto para o dia 15 de janeiro. Os interessados poderão contestar a classificação preliminar nos dias 15 e 16 de janeiro. Após a análise dos recursos, a UEMS publicará o resultado final em 26 de janeiro de 2023.

Acesse o edital do Vestibular 2024 para mais detalhes.

Leia também Unioeste abre período de inscrição para o Vestibular 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.