Inviabilidade do 14º salário do INSS: Confira a proposta - Notícias Concursos

Inviabilidade do 14º salário do INSS: Confira a proposta

O 14º salário do INSS surgiu ainda no ano passado através de um Projeto de Lei 3.657/20 apresentado ao Congresso Nacional pelo senador Paulo Paim.

Devido ao segundo ano consecutivo em que o calendário do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipado, a temática sobre o possível pagamento de um 14º salário voltou a ser discutida.

Essa pauta é tema de debates desde o ano passado, com o primeiro adiantamento do salário extra dos aposentados e pensionistas do INSS. No entanto, vale ressaltar que novamente não será viabilizada.

14º salário do INSS

O 14º salário do INSS surgiu ainda no ano passado através de um Projeto de Lei 3.657/20 apresentado ao Congresso Nacional pelo senador Paulo Paim. A proposta prevê um novo benefício para os segurados do auxílio-doença, auxílio-acidente ou aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

A intenção é dobrar o 13º salário já antecipado para ser distribuído somente no final do ano como um novo salário extra. Segundo Paim, o governo podia retirar os recursos da PEC 10/20 que trata de recursos emergenciais.

Além disso, o assessor legislativo ressalta que o Artigo 195 da Constituição Federal também possibilitaria uma fonte de renda para o custeio da medida.

“Está na Carta Magna que a Seguridade Social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, das contribuições sociais de empregadores (que incide sobre a folha de salários, o faturamento e o lucro) e dos trabalhadores, e da receita de concursos de prognósticos”, disse.

Inviabilidade do 14º salário

Para que o 14º salário do INSS seja liberado, é necessário apoio parlamentar, o que é difícil de ser alcançado devido aos entraves por mérito. Mesmo que a temática seja defendida por apoiadores do Governo, algumas problemáticas são inevitáveis.

Outro ponto, é a crise atual decorrente da Covid-19. Diante tantas inconsistências, a implementação de um salário extra para os segurados do INSS não parece uma boa alternativa, considerando ainda a atual situação econômica do país.

Em síntese, há ainda muitos fatos que não são bem esclarecidos que inviabilizam a medida, mas pelo tempo em que está em apreciação sem ser cogitado ao menos pela equipe do Congresso Nacional, a proposta ainda não é bem vista.

Contudo, embora muitas situações não podem ser explicadas ou ainda especuladas, os aposentados e pensionistas do Instituto não devem ser contemplados com mais um salário este ano.

Veja também: Meu INSS: veja como consultar situação de benefício não recebido

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?