Investimento no Marketing Digital – ROI

As ações de marketing digital requerem investimentos. Entretanto, como calcular o retorno desses investimentos? O ROI é uma forma de analisar essa situação.

ROI – Calcula o investimento?

Investimentos precisam ser calculados e O ROI (Returno On Investment) significa Retorno Sobre Investimento. Sendo assim, é um indicador financeiro para a empresa.

Através do ROI é possível saber se a empresa ganha ou perde em cada investimento.

Investimento no Marketing Digital 

O ROI é uma ferramenta importante dentro do marketing digital, pois as ações de marketing são diferentes entre si, e cada uma delas requer um tipo diferente de investimento.

Nas campanhas de marketing o ROI traz métricas sobre quais estratégias são necessárias para cada objetivo. Seja gerar leads, reter clientes, aumentar as vendas, enfim.

ROI otimiza processos

A otimização dos processos que estão em andamento também é um benefício que a marca ganha ao calcular o ROI. Assim sendo, O ROI pode ser calculado o investimento por subárea do Marketing, como:

  • ROI do SEO;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Campanhas nas Mídias Sociais;
  • E-mail Marketing;
  • Blogs Corporativos, e assim sucessivamente.

Cada demanda dessas pode ter um caçulo de ROI, uma vez que todas essas ações precisam de investimentos.

Como calcular o ROI?

Existe uma fórmula simples para calcular o ROI.

A fórmula é essa:

  • ROI  =        (receita – custo) x 100
  •                             custo

Essa fórmula é abrangente e pode usar para analisar o ROI de toda a empresa, ou ainda de forma individual por projeto.

Comparar ações

O resultado em percentual facilita o comparativo entre o ROI de cada ação, facilitando a escolha de novas estratégias. Assim poderá analisar cada investimento.

Você encontra na internet calculadoras online para gerar o ROI de acordo com a sua necessidade.

O ROI é importante no marketing digital

O ROI dentro do marketing digital é de extrema importância, pois saber o retorno de cada investimento é uma forma de entender se a ação foi escolhida de forma correta.

Mais que uma métrica, o ROI é uma análise quantitativa sobre a eficiência das suas ações de marketing digital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.