Instagram e Facebook: Criptografia de mensagens é adiada

O sistema que já é encontrado no WhatsApp estava previsto para ser vinculado as outras plataformas em 2022.

O chefe de segurança global da Meta/Facebook, Antigone Davis, informou que a empresa vai adiar a implementação da criptografia de ponta a ponta no Instagram e Facebook Messenger para o ano de 2023. O sistema que já é encontrado no WhatsApp estava previsto para ser vinculado as outras plataformas em 2022.

Veja também: Política de privacidade do WhatsApp é alterada; veja o que muda

Todavia, Davis afirma que a empresa mestre garantirá a privacidade e a segurança dos usuários em seus produtos, mencionando a criptografia de ponta a ponta em diversos momentos. No entanto, o que de fato chama atenção na declaração do chefe de segurança está no último parágrafo:

“Continuaremos a nos envolver com especialistas externos e a desenvolver soluções eficazes para combater o abuso porque nosso trabalho nesta área nunca termina. Estamos tomando nosso tempo para fazer isso direito e não planejamos terminar a implementação global da criptografia de ponta a ponta por padrão em todos os nossos serviços de mensagens até em algum momento de 2023”, disse.

Ou seja, tanto o Facebook Messenger quanto o Instagram Direct terão que aguardar um tempinho para garantirem a criptografia de ponta a ponta por padrão. Enquanto não é implementada, o recurso permanece em operação na plataforma de mensagens instantâneas, que atualmente foi ampliado para uma versão multiplaforma.

Contudo, vale salientar que o Messenger já possui a opção de criptografia em sua plataforma. Porém, é necessário habilitá-la nas configurações antes de iniciar a conversa que deseja proteger pelo sistema. Sendo assim, com a breve implementação, o sistema de segurança será acionado automaticamente em cada bate-papo.

Implementação no Instagram e Facebook seria em 2022

Em abril deste ano, Davis afirmou a um jornal britânico que a companhia faria a alteração para tornar a criptografia padrão no Instagram e Facebook em 2022. Todavia, o prazo foi adiado para 2023, como informado na última semana.

Além do sistema de segurança de ponta a ponta, em março de 2019, Mark Zuckerberg, CEO da Meta confirmou a intenção de integrar o WhatsApp, Instagram e Messenger. Na ocasião, ele disse que a companhia se tornaria uma plataforma “com foco em privacidade”. A medida também está prevista para implementação.

Enquanto os recursos que vinculam e tornam uma plataforma compatível com a outra não são liberados. A Meta continua a atualizar os aplicativos de forma individual, a destacar o WhatsApp que com recorrência inclui novas funcionalidades para melhor atender os seus usuários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.