INSS: Veja qual é a melhor data para se aposentar

A Reforma Previdenciária estabeleceu novas regras previdenciárias e ampliou as modalidades de aposentadoria.

No entanto, ao solicitar o benefício, o trabalhador deve estar atento a todos os detalhes, pois, o erro pode causar prejuízos irreversíveis. Para saber qual é a melhor data para se aposentar, o planejamento previdenciário pode ser a melhor opção.

Atualmente, de acordo com a regra geral da aposentadoria, os homens podem se aposentar aos 65 anos de idade e as mulheres aos 62, embora possam se aposentar através de outras possibilidades.

Não há uma data padrão que seja considerada a melhor para se aposentar, pois depende da situação de cada segurado. Entretanto, ignorar o planejamento previdenciário e pensar na aposentadoria na última hora, indica a grande possibilidade de possuir um benefício menos vantajoso.

Planejamento previdenciário

Na prática, o planejamento previdenciário funciona através de etapas, que são:

  • Histórico de trabalho;
  • Busca de provas necessárias;
  • Comparação do histórico com as provas;
  • Realização dos cálculos previdenciários;
  • Análise da melhor modalidade de aposentadoria;
  • Entrega da documentação completa informando a melhor idade para a aposentadoria, melhor modalidade, valor da aposentadoria.

Confirmado aumento de 25% na aposentadoria em 2020 e 2021

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou o aumento de 25% no valor da aposentadoria de alguns beneficiários. A alteração, segundo o órgão, é aplicável apenas em alguns casos de aposentados por invalidez. A mudança se trata do auxílio-acompanhante.

O adicional foi criado com o objetivo de complementar a aposentadoria dos beneficiários. O aumento equivale a um valor para cobrir o auxílio para atividades diárias.

Os aposentados que recebem o benefício, devem ser inaptos de realizarem atividades laborativas. Dessa forma, com a necessidade de um acompanhante, o responsável pela ajuda pode ser uma pessoa da família e não precisa ser necessariamente um enfermeiro ou contratado.

Como solicitar o aumento

O benefício já é concedido junto ao processo da aposentadoria. Porém, as pessoas que já estão aposentadas por invalidez e não receberam o auxílio, poderão solicitar pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

O INSS ressalta a necessidade de alguns documentos para realizar o pedido, sendo eles: CPF e documento de identificação com foto do solicitante e do representante, ou procurador; Termo de representação legal ou procuração; e documentos médicos que comprovem que o segurado seja dependente de terceiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.