O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o responsável por repassar os benefícios da Previdência Social, entre eles: aposentadorias, pensões e auxílios. No entanto, quando um segurado passa a receber algum desses abonos, é necessário ter cuidado para não ter o pagamento suspenso.
Isso pode ocorrer por diversos motivos. Pensando nisso, separamos 7 dos principais neste artigo. Veja mais a seguir!
O que pode suspender o pagamento do benefício?
Veja o que pode suspender ou até mesmo cancelar seu benefício do INSS:
1. Erro no valor
O valor concedido pelo INSS pode vir equivocado. Muitas vezes isso ocorre por apresentação de documentos não regulados ou falsos. Neste sentido, quando for solicitar o benefício, procure entregar a documentação correta, caso contrário, o pagamento será suspenso até que a situação se regularize.
2. Ser preso
Caso o segurado seja preso, a autarquia pode cancelar temporariamente o benefício, voltando a ser pago apenas com a soltura do beneficiário. Em caso de fuga do presídio, o auxílio-reclusão será suspenso automaticamente.
3. Falecimento
Com a alteração no procedimento de prova de vida, agora, o INSS é o responsável por se certificar que o segurado está vivo. Desta forma, caso, pelas bases de dados da autarquia, não seja constatada a vida ativa do beneficiário, o abono pode ser suspenso até que se prove o contrário.
4. Faltar à perícia médica
Para a concessão ou manutenção de alguns benefícios é necessário realizar a perícia médica. Caso o segurado não compareça na data e hora marcada, o benefício será suspenso pelo INSS.
5. Recuperação da capacidade de trabalhar
Também há casos em que depois da perícia médica é constatada a capacidade de o segurado retornar as suas atividades laborais. Neste caso, o benefício concedido temporariamente será cancelado.
6. Recebimento de salário maternidade
Quando a segurada começa a receber o salário maternidade, alguns benefícios previdenciários podem ser cancelados ou suspensos, como aposentadoria por invalidez e auxílio-doença.
7. Recusar da reabilitação profissional do INSS
Ao realizar a perícia médica e constatar que o segurado pode voltar ao trabalho, ele terá que fazer a reabilitação profissional, cujo intuito é reinserir o beneficiário no mercado de trabalho.
Como reverter a suspensão de um benefício do INSS?
A depender do motivo da suspensão ou cancelamento do benefício, o segurado pode acessar o aplicativo Meu INSS, escolher a opção “Meus Benefícios” e clicar em “Reativar Benefício”. Outra forma é pelo número 135, da Central de Atendimento do INSS.
Contudo, se nenhuma das formas gerar resultados, será necessário entrar em contato com um advogado especialista nos Direitos Previdenciários.