INSS: Veja como aumentar o valor do seu benefício

Segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem solicitar uma revisão em determinadas situações.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é uma autarquia responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários e assistenciais. No entanto, o que pouco de seus segurados sabem é da possibilidade de receber um valor maior através do instituto.

Normalmente, esse aumento do benefício pode vir por meio da revisão. Ela pode ser realizada por conta de falhas em cálculos ou fiscalizações, visto que nos últimos anos a legislação que orienta a concessão e distribuição dos abonos passou por algumas mudanças.

 

Como solicitar a revisão de benefício? 

Para solicitar a revisão ao INSS, é preciso ligar para a central de atendimento da Previdência Social, no número 135, e fazer um agendamento para entregar os documentos comprobatórios. O prazo para o retorno do pedido costuma ser de até cinco meses.

Em suma, para pedir a verificação do valor do benefício, é necessário apresentar a carteira de trabalho e o documento com a numeração do benefício. Na ocasião, também será necessário escrever uma carta expondo os motivos da solicitação de revisão.

Como consultar meu benefício no INSS?

Os segurados podem conferir mais detalhes do seu benefício e saber se é possível solicitar uma revisão através dos seguintes canais:

  • Central Telefônica do INSS 135;
  • Pelo site meu.inss.gov.br/;
  • Pelo aplicativo Meu INSS disponível para celulares Android e iOS.

Consulta pelo Meu INSS. Veja o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
  2. Preencha o CPF e senha;
  3. Vá para a barra superior em azul escrito “Do que você precisa”;
  4. Basta digitar a palavra revisão que aparecerá a opção “Revisão de Benefício – artigo 29”;
  5. Clique na opção “Consultar Revisão de Benefício Artigo 29”;
  6. Os que não possuem direito a revisão verá a seguinte mensagem “Consulta a Revisão artigo 29 não retornou dados para o cidadão”.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.