INSS revela lista dos segurados que receberão um grande valor ESTE ano

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou a divulgar a lista de segurados que venceram ações judiciais contra o órgão referentes aos pagamentos de benefícios.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou a divulgar a lista de segurados que venceram ações judiciais contra o órgão referentes aos pagamentos de benefícios.

O valor a ser pago aos beneficiários já chega a R$ 72.720, o que equivale a 60 salários mínimos, levando em consideração o valor do piso salarial deste ano. O repasse deve atender o pagamento atrasado de pensões, aposentadorias e outros benefícios.

Lista de segurados que vão receber os precatórios

A princípio, o Conselho de Justiça Federal (CJF) liberou cerca de R$ 25 bilhões para o pagamento dos benefícios dos segurados que tiveram a ordem emitida entre os dias 2 de julho de 2020 e 1º de julho de 2021.

Após a aprovação, uma ordem de prioridade para os pagamentos deve ser seguida. Portanto, incialmente devem ser repassados os precatórios alimentícios, pagos às pessoas deficientes, pessoas com doenças graves e idosos com idade acima de 65 anos. Em seguida, será efetuado o pagamento dos advogados envolvidos no processo.

Como consultar o pagamento?

Em primeiro lugar, os segurados que terão direito ao pagamento do INSS devem realizar a consulta, que deve ser feita, exclusivamente, pelo advogado responsável pelo caso. Isso porque a consulta é feita com o número da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Ademais, é importante ressaltar que o procedimento de consulta dos valores é realizado remotamente, por meio do site do Tribunal Regional Federal (TRF) de cada região, que é comunicado pelo CJF.

Confira a lista do TRF responsável pela consulta:

  • Tribunal Regional Federal da 1ª Região (referente ao DF e os estados de MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO, AP)

A consulta pode ser feita AQUI

  • TRF da 2ª Região (referente aos estados de RJ e ES)

Consulte AQUI

  • Tribunal Regional Federal da 3ª Região (referente aos estados de SP e MS)

A consulta está disponível AQUI

  • TRF da 4ª Região (referente aos estados de RS, PR e SC)

Consulta AQUI

  • Tribunal Regional Federal da 5ª Região (referente aos estados de PE, CE, AL, SE, RN e PB)

Consulte AQUI

O que são os pagamentos atrasados do INSS?

A princípio, é importante deixar claro que atualmente existem duas leis que falam sobre o prazo de pagamento do RPV, sendo elas a Lei nº 10.259/2001 e a Lei nº 13.105/2015.

Normalmente o passo a passo de pagamento ocorre da seguinte forma:

  • Primeiro o INSS é notificado pela Justiça para que o Instituto saiba que precisa fazer o pagamento;
  • Em seguida o juiz que julgou o processo assina a RPV e envia ao banco responsável;
  • Posteriormente o pagamento fica disponível para o resgate;
  • Logo, o advogado é quem costuma realizar o saque;
  • Por último, o advogado faz o desconto da parte que lhe diz respeito aos serviços prestados e imediatamente deve depositar o restante para o segurado.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.