INSS promove Mutirão para Reabilitação Profissional

A reabilitação profissional é um programa educativo ou de reeducação assistencial para a habilitação vocacional e readaptação, estabelecido pelo INSS.

A partir do dia 11 de março de 2024, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizará um mutirão para reabilitação profissional. Estamos diante de um esforço concentrado para atender o acúmulo de 37 mil beneficiários em espera por avaliações socioprofissionais, espalhados pelas seis superintendências regionais do INSS.

Essa iniciativa representa um passo significativo não apenas para a redução do tempo médio de espera por avaliação, mas também um avanço em nosso compromisso com a garantia de uma reabilitação profissional digna, eficaz e humanizada. Ao longo deste artigo, abordaremos detalhes de como funcionará o mutirão e a importância desta ação para os segurados habilitados a retornarem ao mercado de trabalho.

O Que é Reabilitação Profissional?

A reabilitação profissional é um programa educativo ou de reeducação assistencial para a habilitação vocacional e readaptação, estabelecido pelo INSS. Destina-se a indivíduos incapacitados e pessoas com deficiências, com o objetivo de reintegrá-los no mercado de trabalho e em suas comunidades. Abaixo, detalhamos o processo e a importância do programa:

  1. Início do Processo de Reabilitação:
    • A reabilitação pode ser iniciada por meio de exame médico, pedido espontâneo ou ordem judicial.
    • Após a avaliação inicial, o indivíduo elegível recebe serviços de diversos especialistas do INSS, incluindo terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, sociólogos, pedagogos e assistentes sociais.
  2. Etapas e Profissionais Envolvidos:
    • O serviço de reabilitação profissional é um programa que envolve uma série de etapas e procedimentos, não sendo um serviço isolado.
    • Durante o programa, são oferecidos cursos de formação profissional, treinamento no próprio emprego, fornecimento de próteses ou órteses, ou ambos, para aumentar a autonomia dos indivíduos reabilitados em sua vida cotidiana.
    • Os beneficiários são acompanhados por profissionais do INSS que avaliam, informam, orientam e acompanham os cidadãos no programa.
  3. Critérios de Elegibilidade e Resultados:
    • Existem critérios específicos para que um segurado seja considerado elegível para o programa de reabilitação profissional.
    • Durante o programa, o indivíduo continua a receber benefícios por incapacidade temporária. Se a reabilitação não for possível, ele se torna elegível para a pensão por invalidez.
    • Ao concluir o processo com sucesso, o beneficiário recebe um Certificado de Reabilitação Profissional, permitindo-lhe ocupar posições reservadas pela legislação relevante. Em caso de não compliance com o processo de RP, pode ocorrer a suspensão dos benefícios.

Este programa multifacetado destaca a complexidade do processo de recuperação e a abordagem multidisciplinar necessária para garantir uma reabilitação eficiente e eficaz, visando o bem-estar e a reintegração social dos beneficiários.

Uma iniciativa sem agendamento

Diferentemente das operações regulares, essa força-tarefa não requer agendamento prévio. As equipes das superintendências regionais do INSS entrarão em contato diretamente com os segurados que estão na fila para avaliação socioprofissional.

Beneficiários do INSS em espera

Atualmente, cerca de 37 mil segurados estão aguardando para a avaliação socioprofissional nas seis superintendências regionais do INSS. Para o mutirão, foram disponibilizadas 4.773 vagas distribuídas entre São Paulo; Minas Gerais; Rio de Janeiro; Santa Catarina; Pernambuco; e Distrito Federal.

Avaliação inicial e atendimento

Após a avaliação inicial, os segurados considerados aptos serão encaminhados ao programa de reabilitação profissional. Esse serviço envolve a assistência de diversos especialistas do INSS, como terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, sociólogos, pedagogos e assistentes sociais.

Entendendo o serviço

Os encaminhamentos à reabilitação profissional do INSS podem ocorrer por meio da perícia médica, por requerimento espontâneo e, em último caso, pela Justiça Federal.

Na perícia médica, o segurado afastado por incapacidade temporária – seja por doença ou acidente – é avaliado e, se for constatada a provável impossibilidade de retorno às atividades profissionais habituais de forma permanente, ele é encaminhado para as avaliações pericial e socioprofissional.

Treinamentos e cursos profissionalizantes

Dependendo da situação, o cidadão poderá ser encaminhado para treinamentos, cursos profissionalizantes e aprendizados para requalificação em uma atividade profissional compatível com sua atual capacidade de trabalho.

Durante o programa de reabilitação, o segurado continua recebendo o benefício por incapacidade temporária. Se o processo for concluído com resultado positivo, o segurado retorna ao mercado de trabalho em sua atividade original ou em outra compatível com suas condições atuais. Em caso negativo, quando a reabilitação não é possível, ocorre a aposentadoria por invalidez.

Comunicado do INSS

Em comunicado, o INSS destacou que o serviço de reabilitação profissional é um programa contínuo e não se trata de um atendimento isolado.

“Há uma sequência de providências em inúmeras etapas, por isso existem critérios para o segurado ser considerado elegível e possa, então, ser acompanhado por um profissional que irá conduzi-lo em todas estas etapas nas formas previstas em normativas do INSS”, explicou o órgão.

Além disso, o INSS ressaltou que, devido à complexidade do processo de recuperação de um trabalhador e aos inúmeros custos que envolvem tantas atividades e tantos profissionais, o INSS tem acordos de cooperação técnica e convênios com entidades e empresas privadas para reabilitação física dos beneficiários que são elegíveis ao programa.

Esteja atento aos contatos da instituição

A força-tarefa do INSS é um passo importante para auxiliar os segurados em sua reintegração ao mercado de trabalho. Com a avaliação profissional e o encaminhamento para treinamentos e cursos, os beneficiários têm a oportunidade de adquirir novas habilidades e competências, facilitando seu retorno ao trabalho.

Se você é um segurado do INSS e está aguardando na fila para avaliação socioprofissional, fique atento ao contato das superintendências regionais do INSS em sua região. Seu futuro profissional pode estar a apenas uma ligação de distância.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.