INSS pode surpreender segurados com valor ALTÍSSIMO

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão obter um aumento nos valores de seus benefícios. O Supremo Tribunal Federal (STF) votou favorável a proposta que determina a Revisão da Vida Toda.

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão obter um aumento nos valores de seus benefícios. O Supremo Tribunal Federal (STF) votou favorável a proposta que determina a Revisão da Vida Toda.

A saber, a Revisão da Vida Toda do INSS se trata de uma ação judicial que tem o objetivo de realizar uma revisão nas contribuições que se somam ao cálculo das aposentadorias, possivelmente “desatualizadas” por conta do tempo de vida do beneficiário do órgão.

Revisão da vida toda 

A  princípio, a revisão da vida toda do INSS solicita a inclusão das contribuições previdenciárias antes de 1994, uma vez que esses recolhimentos não passam por contabilização atualmente, devido a regra de transição que passou a vigorar no ano de 1999.

Ademais, a solicitação da revisão dos valores pode acontecer por todo segurado que teve algum dos benefícios abaixo concedidos após 1999 e antes de 13 de novembro de 2019, quando a Reforma da Previdência entrou em vigor:

  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição;
  • Aposentadoria por Idade;
  • Aposentadoria Especial;
  • Aposentadoria da Pessoa com Deficiência;
  • Aposentadoria por Invalidez;
  • Pensão por Morte;
  • Auxílio-Doença.

É importante salientar que antes de solicitar a revisão da vida toda, o segurado deve garantir que vale a pena. Para isso, é preciso considerar os três pontos a seguir:

  • Quem recebeu bons salários antes de 1994;
  • Ter poucas contribuições depois de 1994;
  • Quem começou a ganhar menos após 1994.

Tais situações são as que garantem um bom aumento no valor do benefício do INSS através da Revisão da Vida Toda.

Quem terá direito à Revisão da Vida Toda?

Caso aprovada, a ação da Revisão da Vida Toda do INSS terá validade para aposentados e pensionistas do INSS que estejam sob as seguintes condições:

  • Aposentados há, no mínimo, 10 anos, antes da Reforma da Previdência (novembro de 2019)
  • Ter aposentadoria concedida com base nas regras da Lei da Contribuição Previdenciária do Contribuinte Individual (Lei 9.876, de 1999)

Segurados terão terão valores aumentados?

Primeiramente, é importante destacar que as aposentadorias pagas conforme Lei 9.876 desconsideram contribuições do cidadão anteriores a 1994.

A média salarial das aposentadorias, em regra, passavam por cálculo somente com base nas 80% maiores contribuições do trabalhador para o INSS a partir da instauração do Plano.

Agora, a principal mudança é que todas as contribuições do beneficiário, o que inclui as anteriores à vigência do Plano Real, se juntarão ao cálculo, o que pode resultar em um aumento relativo do salário da aposentadoria.

Portanto, caso a revisão da vida toda INSS passe por aprovação, os trabalhadores que tinham direito a altos salários antes de 1994 serão beneficiados. Por outro lado, trabalhadores que recebiam menos não serão beneficiados.

É importante salientar que, no momento, o julgamento está em fase de conclusão no STF. Seja como for, a proposta não tem previsão para entrar em vigor.

A expectativa é que o STF dê início, em breve, a uma sessão para que defina de uma vez os rumos da Revisão da Vida Toda do INSS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.