Economia

INSS: Pagamento do 13º salário já começou; confira as datas

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já começaram a receber a primeira parcela do 13º salário. Os pagamentos começaram com os aposentados, pensionistas e demais beneficiários que recebem um salário mínimo. Os que ganham um valor maior terão acesso ao salário extra a partir do dia 2 de maio.

Quem recebe o 13º salário do INSS?

O benefício é pago aos segurados que recebem os seguintes abonos:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria especial;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Salário-maternidade;
  • Auxílio-reclusão.

Cabe salientar que o 13º salário não é concedido aos beneficiários que recebem um abono assistencial, como é o caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), que apesar de ser intermediado pelo INSS, não é um benefício previdenciário.

Calendário de pagamentos do 13º salário

O 13º salário é repassado em duas parcelas, normalmente isso ocorre entre novembro e dezembro de cada ano. No entanto, pela terceira vez consecutiva este ano os pagamentos estão sendo antecipados. A distribuição toma como base o último dígito do benefício (desconsiderando o número após o hífen).

Datas de pagamento para quem ganha um salário mínimo:

Dígito final NIS 1ª parcela 2ª parcela
1 25 de abril 25 de maio
2 26 de abril 26 de maio
3 27 de abril 27 de maio
4 28 de abril 30 de maio
5 29 de abril 31 de maio
6 02 de maio 01 de junho
7 03 de maio 02 de junho
8 04 de maio 03 de junho
9 05 de maio 06 de junho
0 06 de maio 07 de junho

 

Datas de pagamento para quem ganha mais que um salário mínimo:

Dígito final NIS 1ª parcela 2ª parcela
1 e 6 02 de maio 01 de junho
2 e 7 03 de maio 02 de junho
3 e 8 04 de maio 03 de junho
4 e 9 05 de maio 06 de junho
5 e 0 06 de maio 07 de junho

 

Consulta ao 13º salário

Os beneficiários interessados em consultar o extrato de pagamento do 13º salário podem acessar o site ou aplicativo “Meu INSS”. Na prática, é preciso informar o CPF e senha cadastrada para ter acesso aos serviços.

Feito isto, no menu, basta procurar a opção “Extrato de Pagamento”. Para conferir os valores, clique na seta referente ao mês de abril.

Quem ficará de fora da antecipação do 13° salário do INSS?

De acordo com informações do INSS, nem todos receberão o pagamento antecipado do 13º salário em 2022. Isso porque, de acordo com a regra, nem todos os benefícios que são pagos pelo órgão contam com o direito do pagamento extra. É o caso, por exemplo, do benefício de amparo ao idoso e ao portador de deficiência, denominado de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O não pagamento do 13º salário para quem recebe o BPC ocorre porque os beneficiários nesta situação não são previdenciários, ou seja, são somente requeridos pelo INSS e administrados pelo Instituto. O benefício é, na verdade, gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Dessa forma, muitos beneficiários que recebem a ajuda salarial, como uma espécie de aposentadoria, acabam acreditando que também possuem o direito ao 13º salário. No entanto, na prática, o benefício não é pago.