INSS inova com medidas revolucionárias para agilizar benefícios; confira

INSS inova com medidas revolucionárias para agilizar benefícios; confira

Veja se alguma iniciativa impacta você diretamente

Já não é de hoje que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adota iniciativas em busca da redução nas filas de espera para a concessão de benefícios.

Aliás, segundo o Instituto, o Tempo Médio de Concessão (TMC) líquido apresentou uma melhora significativa. Afinal, chegou a 43 dias em março, abaixo do limite legal de 45 dias.

O que é o TMC do INSS?

A saber, esse indicador do INSS leva em conta apenas os requerimentos que estão à espera de análise. Dessa forma, exclui aqueles que dependem de alguma ação por parte do segurado, como o cumprimento de exigências.

Então, entre os benefícios incluídos nesse cálculo estão: aposentadorias, pensões, salário-maternidade e auxílios.

Ações do INSS

Na prática, a redução nas filas de espera vem como uma consequência de uma série de medidas, implementadas pelo Ministério da Previdência Social e pelo próprio INSS.

Assim, uma das iniciativas é a adoção de um projeto-piloto, realizado em parceria com os Correios, para a recepção do Atestmed, substituindo a necessidade de perícia presencial pela análise documental.

Para quem não acompanhou nada sobre esse procedimento, cabe mencionar que o projeto-piloto começou em Fortaleza (CE). No entanto, tem programação para ocorrer em Aracaju (SE) entre os dias 15 a 19 de abril.

Inclusive, a expectativa é de que essa parceria se estenda por todo o país, o que poderia significar um avanço ainda mais significativo nos índices e na qualidade do atendimento ao futuro segurado.

Em resumo, as agências dos Correios e da Previdência Social oferecem um canal alternativo para os requerentes entregarem os seus documentos. Com isso, diante dessa ampliação, temos um importante facilitador para os cidadãos.

Tecnologia no rol das outras medidas do INSS

Além da parceria com os Correios, o INSS adotou outras medidas para agilizar o atendimento.

Entre elas, implementou a simplificação dos requerimentos através do portal ‘Meu INSS’, assim como o atendimento presencial nas Agências da Previdência Social para a entrega de atestados.

Por fim, realiza por todo o país, diversas iniciativas de mutirões de atendimento, principalmente aos finais de semana, que incluem avaliações sociais e perícias médicas, especificamente voltados para os pedidos de Benefício de Prestação Continuada (BPC) para as pessoas com deficiência.

Desse modo, essas estratégias, quando analisadas em conjunto, mostram um esforço concentrado do INSS em proporcionar um serviço mais eficiente e menos demorado aos cidadãos.

E você, está na espera por algum benefício ou já conseguiu a sua liberação? Ainda mais, conta pra gente quanto tempo levou em todo o processo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.