A segunda parcela do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a ser paga na próxima semana, na quarta-feira (25/05).
Os segurados que tiveram acesso a primeira cota do benefício serão contemplados com o restante da sua mensalidade. Lembrando que cerca de 60% recebem apenas um salário mínimo.
Calendário de pagamentos
O cronograma de pagamentos do INSS é definido conforme o último número do cartão de benefício desconsiderando o dígito.
Portanto, você vai gostar muito de ver:
Saque duplo do FGTS; veja quem tem direito
Novo RG digital começa valer em todo país; veja como pedir o seu
Desconto na segunda parcela
Vale ressaltar que o valor da segunda parcela não será equivalente aos 50% esperado. Isso porque, nos casos em que o segurado recebe um valor maior que o salário mínimo, há descontos do Imposto de Renda.
Confira:
- Aposentados com 64 anos de idade ou menos: são sujeitos ao desconto do Imposto de Renda caso recebam valores maior que R$ 1.903,98 mensais;
- Aposentados com 65 anos ou mais: têm desconto de Imposto de Renda na segunda parcela caso recebam um valor a partir de R$ 3.807,93 por mês.
Consulta ao INSS
Os segurados que querem saber a data e o valor que terão acesso nessa segunda parcela do 13º salário, podem acessar um dos seguintes canais de atendimento do INSS:
- Central de atendimento, no número 135 (disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h);
- Site Meu INSS;
- Aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.
Quem recebe?
Podem receber o 13º salário do INSS em 2022 os segurados que utilizam qualquer um dos seguintes benefícios, conforme informações oficiais:
- Aposentadoria por: idade, tempo de contribuição, invalidez e especial
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Salário-maternidade;
- Auxílio-reclusão.
Vale destacar que não terão direito aos valores, os beneficiários de programas assistenciais, como, por exemplo, os cidadãos que recebem o BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada).
Antecipação do 13º salário do INSS
Antes de mais nada, vale destacar que o Governo Federal liberou o pagamento do 13º salário no mês de março e iniciou a primeira parcela no fim de abril.
Este é o 3º ano seguido em que os segurados do INSS recebem o 13º antes das datas tradicionais, ou seja, em agosto e dezembro.
Como nos pagamentos anteriores, os novos repasses ocorrerão em dois calendários, o primeiro para segurados que ganham um salário mínimo e outro para segurados que ganham acima de um salário. Todavia, ambos seguem a ordem do último número do cartão do benefício do INSS.
Sendo assim, confira abaixo os calendários de pagamento dos benefícios do INSS. O cronograma de pagamentos leva em consideração o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.