Insegurança no trabalho: Como lidar com a falta de segurança?
A insegurança no trabalho pode atrapalhar tomadas de decisões importantes, assim como pode impedir que você fale em público, explore possibilidades e auxilie no trabalho em equipe, explanando as suas opiniões. Sendo assim, é necessário pensar em formas de reverter a situação para melhorar a sua autoconfiança e desencadear mais fluidez ao seu dia a dia. Para saber como, continue lendo este conteúdo até o fim.
Como lidar com a insegurança no trabalho
Para lidar com a insegurança no trabalho é preciso lançar um olhar atento sobre si mesmo. Compreender em quais momentos a insegurança aparece e saber nomeá-la é fundamental para que medidas cabíveis sejam tomadas. Entenda:
1- Entenda a causa primordial por trás da insegurança
O primeiro passo é compreender a causa primordial da sua insegurança no trabalho. Afinal, não podemos simplesmente “maquiar” qualquer insegurança, da mesma maneira, como se todas fosses “uma coisa só”. Cada quadro, é um quadro, e precisamos trabalhar de acordo com isso. Veja alguns exemplos de causas da insegurança:
- Timidez no trabalho;
- Baixa autoestima;
- Medo de ser ignorado;
- Dificuldade para se expressar;
- Sensação de não estar preparado academicamente;
- Receio de ser julgado.
Analise com atenção em quais momentos você se sente inseguro. Visualize os “porquês” dessa sensação e, se possível, anote-as em um papel.
2- Trabalhe a habilidade que você sente que precisa ser aprimorada
Ao ter em mãos as “causas” da sua insegurança no trabalho, fica muito mais fácil montar um plano para superá-la coerentemente. Por exemplo, se você tem dificuldades para se expressar, pode investir em um treinamento de oratória; enquanto que se você não se sente preparado academicamente, pode fazer algum curso que lhe dê mais subsídios no dia a dia.
Da mesma forma, se a sua insegurança estiver pautada exclusivamente no outro (como no caso do medo de ser julgado), o autoconhecimento e a psicoterapia podem lhe ajudar.
3- Comece a interagir mais com os seus colegas de trabalho
As interações com os colegas de trabalho também podem lhe ajudar nesse quesito, especialmente se você for uma pessoa tímida. Afinal, dessa maneira você poderá criar vínculos mais sólidos e, aos poucos, consegue se sentir mais à vontade diante das outras pessoas. Para isso, comece a interagir gradativamente, aumentando as conversas, explanando mais vezes as suas opiniões, e assim por diante.
4- Fale com alguém sobre as suas dificuldades
Não guarde as suas dificuldades dentro de um “pote” no seu coração e na sua mente. Procure falar sobre elas.
Como vimos, a psicoterapia pode lhe ajudar nesse sentido, porém, ela não precisa ser o único caminho de abertura. Sendo assim, converse sobre as suas inseguranças no trabalho com alguém que você confie. Fale dos seus anseios e peça conselhos. Acredite, conversar abertamente sobre o que nos aflige pode ajudar a diminuir a angústia e o “medo” que sentimos dentro de nós.
Não deixe com que as suas angústias e dúvidas cresçam cada vez mais. Mas sim, use-as para que você cresça e se desenvolva em um bom caminho.