Inscrições para o Sisu terminam HOJE (25/01)

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 está com as inscrições abertas até esta quinta-feira (25). Os estudantes devem ficar atentos, pois o prazo encerra às 23h59. Através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, é possível conferir a classificação. Desde terça-feira (23), o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza a nota de corte parcial, por escolha de curso.

Como se inscrever no Sisu 2024

Todos os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não zeraram a prova de redação podem se inscrever no Sisu 2024 e concorrer às vagas em dois cursos. É importante ressaltar que essa oportunidade não se aplica aos treineiros. Ao se inscrever, os candidatos são automaticamente classificados conforme a média da nota do Enem, nas vagas disponibilizadas pelas universidades e institutos federais.

Durante essa etapa, os candidatos têm a possibilidade de mudar as opções de curso, o que faz com que a nota de corte oscile de acordo com a classificação. A nota de corte é a pontuação do último classificado no total das vagas ofertadas para cada opção de curso. A medida também se altera conforme novas inscrições são realizadas.

Classificação e reserva de vagas no Sisu 2024

A classificação no Sisu 2024 também obedece à reserva de vagas, prevista na nova Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. Essas políticas garantem que candidatos elegíveis, que não se classificaram nas vagas de ampla concorrência, tenham a oportunidade de concorrer em vagas destinadas a grupos específicos.

Até o momento, 1.060.386 pessoas já se inscreveram no Sisu 2024, ocupando 2.008.580 classificações. Neste ano, 2.208.932 estudantes estão aptos a participar do processo seletivo. O Sisu oferece um total de 264.181 vagas distribuídas em 6.827 cursos de graduação, abrangendo 127 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil.

Resultado final e lista de espera

O resultado do Sisu 2024 será divulgado no dia 30 de janeiro. Essa divulgação será fundamental para os estudantes que desejam ingressar em cursos com início previsto das aulas para o primeiro e segundo semestre do ano. Além disso, a partir dessa data, terá início o período de manifestação de interesse pela lista de espera, destinado a candidatos não classificados.

Os candidatos que não forem selecionados na primeira chamada terão a oportunidade de se inscrever na lista de espera até o dia 7 de fevereiro. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas ao longo de todo o ano, conforme a disponibilidade das instituições de ensino.

Ademais, o Sisu 2024 é uma oportunidade para os estudantes que participaram do Enem e desejam ingressar no ensino superior. Com a possibilidade de escolher duas opções de curso, os candidatos são classificados de acordo com a média da nota do Enem e concorrem às vagas disponibilizadas pelas universidades e institutos federais.

É importante ressaltar que a classificação no Sisu 2024 leva em consideração a reserva de vagas para grupos específicos, conforme previsto pela nova Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. Dessa forma, candidatos elegíveis que não se classificarem nas vagas de ampla concorrência têm a chance de concorrer em vagas destinadas a esses grupos.

O resultado do Sisu 2024 será divulgado no dia 30 de janeiro, e os candidatos não classificados terão a oportunidade de manifestar interesse pela lista de espera. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas ao longo de todo o ano. Portanto, fique atento aos prazos e não perca essa chance de ingressar no ensino superior através do Sisu.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.