Encceja 2023: Inep recebe justificativa de ausência até 14 de abril

Os inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 que faltaram no dia de provas devem justificar a ausência, caso queiram realizar as provas neste ano de forma gratuita. 

Conforme o edital do Encceja 2023, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) receberá as justificativas de ausência até o dia 14 de abril, próxima sexta-feira, por meio do sistema do Encceja

O participante que não justificar ou tiver a justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$40 para participar do Encceja 2023.

Ainda conforme o edital do exame, para justificar a ausência, o estudante deverá enviar os documentos comprobatórios (datados e assinados), de acordo com as exigências estabelecidas pelo Inep por meio do edital.

De acordo com o cronograma, o Inep divulgará o resultado preliminar da análise da documentação em 24 de abril. Os interessados poderão interpor recursos entre os dias 24 e 28 do mesmo mês. Após a análise dos recursos, o Inep deve liberar o resultado final das solicitações no dia 2 de maio

Encceja 2023

As inscrições para o Encceja 2023 serão recebidas no período de 22 de maio a 2 de junho de 2023. Os pedidos de tratamento por nome social e atendimento especializado devem ser feitos nesse período, no momento da inscrição. Os interessados poderão se inscrever virtualmente, por meio do site do Encceja.

A participação no exame é voluntária. No entanto, o estudante precisa ter a idade mínima exigida pelo MEC para cada nível de certificação. Para buscar uma certificação de Ensino Fundamental, o estudante deve ter, no mínimo, 15 anos completos. Para o Ensino Médio, a idade mínima exigida pelo MEC é de 18 anos completos na data de aplicação das provas.

Provas

A aplicação das provas do Encceja 2023 está marcada para o dia 27 de agosto de 2023 e acontecerá em dois turnos. A composição das avaliações varia de acordo com o nível de certificação buscado pelo estudante: Ensino Fundamental ou Ensino Médio. A aplicação acontecerá no Distrito Federal e em todos os estados brasileiros.

O Inep ainda não informou a data de publicação do resultado final do exame. Para mais informações, acesse o site do Encceja.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também IFG recebe inscrições do Vestibular 2023/2 via Enem até 21 de maio; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.