Inscrições para Olimpíada de História terminam dia 7 de setembro

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a plataforma de acesso às atividades da olimpíada de história recebeu um upgrade

A 12ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) receberá inscrições até a próxima sexta-feira (7).

Serão aceitas as candidaturas de equipes compostas por até três estudantes dos oitavos e nonos anos do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio, matriculados em escolas públicas ou particulares. Os grupos devem contar com a orientação de um professor.

A edição de 2020 da olimpíada contará com sete fases, cada uma durará uma semana cada. A avaliação consistirá em questões e tarefas correspondentes aos temas propostos para que os alunos façam.

Adaptação para facilitar acesso

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a plataforma de acesso às atividades da olimpíada de história recebeu um upgrade para melhorar a navegabilidade pelo smartphone ou tablet.

Também houve a preocupação de trabalhar para reduzir o uso de dados, pois agora há a possibilidade de participar da prova offline. A internet deverá servir apenas para enviar as respostas.

De acordo com a organização do evento, a prova deste ano está mais enxuta, com três questões a menos. A fase inicial ocorre entre os dias 6 e 12 de setembro. Há questões de múltipla escolha e uma tarefa corrigida por outros grupos de estudantes.

400 equipes serão escolhidas como finalistas, o dobro do que o costume para a olimpíada. Haverá a entrega de 20 medalhas de ouro, 30 de prata e 40 de bronze, enviadas para as escolas onde os alunos estudam.

Segundo a coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello, a chamada “fase zero” terá um caráter experimental, com o objetivo de treinar os participantes para o novo formato adaptado.

Da olimpíada ao ensino superior

Importante frisar que a participação na olimpíada permite que o estudante tenha acesso facilitado ao curso de História de graduação na Unicamp. Isso porque é a universidade que organiza o evento.

São duas vagas destinadas a estudantes de 2º ou 3º anos do ensino médio que tenham recebido medalha de ouro ou prata na 12ª ONHB, assim como participado da competição desde o início. Ou seja, não pode ter substituído algum outro estudante na competição.

Os alunos do 2º ano do ensino médio concorrem às vagas para ingressar no curso de História do ano de 2022.

Para se inscrever na ONHB deve-se pagar a taxa de R$ 58 por equipe de escolas públicas e R$ 118 por equipe de escolas particulares. A saber, a última fase da ONHB 2020 ocorrerá entre os dias 24 e 30 de outubro e a divulgação dos medalhistas no dia 22 de novembro.

E então, vai se inscrever para a olimpíada de história esse ano?

Leia também: Quilombo dos Palmares: Conheça sua história e força política

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.