Ensino Médio e ENEM: Como conciliar os dois e ter sucesso

Estudantes podem obter bons resultados no ENEM mesmo durante as aulas do Ensino Médio. O artigo expõe dicas importantes para ajudar

Muitos estudantes do Ensino Médio precisam conciliar sua rotina de estudo escolar com a preparação para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Não se trata de uma tarefa fácil, importante dizer. Porém, com organização dá para conseguir excelentes resultados em ambos os campos.

Portanto, se você quer sair da escola e logo ingressar em uma universidade, tanto pública quanto particular, por meio da nota do ENEM, pode acompanhar esse post para conferir dicas super úteis.

Elencaremos sugestões sugestões para organizar o dia a dia de estudos para se dar bem no ENEM juntamente com o Ensino Médio!

1. Tire dúvidas nas aulas da escola

O ENEM apresenta a maior parte dos conteúdos referentes ao que se aprende no Ensino Médio. Em uma questão ou outra podem ser cobrados temas anteriores, aprendidos no Ensino Fundamental II.

Portanto, aproveite os seus professores da escola ao máximo, mesmo que as aulas ocorram a distância. Nos encontros online – ou presenciais quando houver a reabertura da escola -, busque tirar todas as suas dúvidas acerca de conteúdos que podem cair no ENEM.

Além disso, preste atenção na correção das provas, não deixe de descobrir quais os motivos para seus erros. Aprenda com suas falhas nesse processo.

2. Tenha o ENEM como uma meta principal

Muitos alunos do Ensino Médio estudam para o ENEM quase que por obrigação. Afinal, trata-se da prova mais importante do país atualmente para conseguir uma vaga na faculdade. É comum estudar no ‘embalo’ dos colegas, mas não ter a prova, de fato, como uma meta.

Contudo, quem deseja atingir notas altas, a ponto de garantir um lugarzinho em uma boa universidade, precisa estabelecer o ENEM como a meta principal do ano de estudo.

Fazendo isso, a agenda se fechará para que essa meta seja alcançada. Assim, outros compromissos e até mesmo acadêmicos, como aulas extras, ficarão em segundo plano.

3. Crie um cronograma de estudos

Você estudará para ir bem nas provas, nos trabalhos e no aprendizado das aulas da escola e também para tirar uma boa nota no ENEM. São diversas atividades para realizar, matérias para aprender, portanto, há a necessidade de criar um cronograma para se organizar.

Coloque em um calendário semanal todas as disciplinas que precisa aprender, priorizando aquelas de maior dificuldade. Também anote as datas das provas, entregas de trabalhos, quando é o ENEM, etc.

Defina horário para estudar todos os dias para o ENEM, mas colocando brechas para atender às necessidades das tarefas escolares.

Dicas de estudo: Passo a passo para criar um plano de estudos

4. Treine em simulados e provas anteriores

Outro artifício que não deve ficar de fora é o treino com simulados ou então com provas anteriores do ENEM.

Algumas escolas de ensino médio aplicam esses simulados para seus estudantes, visando ajudá-los nesse treinamento.

No entanto, há como encontrar essas avaliações na internet facilmente.

 


Sem dúvidas essas dicas vão ajudar na sua preparação para o ENEM. Tente segui-las para conquistar bons resultados!

Temos outro artigo que pode lhe ajudar nos estudos para o exame. Veja só:

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/enem-e-vestibular-como-estudar-atraves-da-resolucao-de-questoes/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.