Inscrições ABERTAS para o Minha Casa, Minha Vida; confira

O Programa Minha Casa, Minha Vida, também conhecido em Manaus como “Manaus Minha Casa”, está com as inscrições abertas para famílias que desejam adquirir moradias populares em Manaus. De acordo com a prefeitura, o programa tem o objetivo de contemplar 17 mil famílias com moradias adequadas.

O que é o Programa Minha Casa, Minha Vida?

O Programa Minha Casa, Minha Vida é uma iniciativa do governo federal que visa facilitar o acesso à moradia digna para famílias de baixa renda. Ele oferece subsídios e condições especiais de financiamento para que essas famílias possam adquirir imóveis próprios.

Quantas moradias serão disponibilizadas?

No âmbito do programa “Manaus Minha Casa”, estão previstas a construção de 1,2 mil moradias para famílias que vivem em áreas de risco e mais 3 mil moradias do Minha Casa, Minha Vida. Neste primeiro momento, serão contempladas 252 famílias do bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste, que foram afetadas por desabamentos.

Como se cadastrar?

O cadastro para participar do programa pode ser feito de forma gratuita e online pelo site do Sistema Municipal de Habitação de Manaus. É importante ressaltar que a seleção das famílias beneficiadas não será feita por ordem de chegada, mas sim com base em critérios de prioridade definidos pelo Conselho Municipal de Habitação.

Segundo o secretário municipal de Habitação, Jesus Alves, a população em geral pode se inscrever, mas é necessário seguir as normas estabelecidas. O atendimento presencial na sede da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf) é apenas para orientação sobre o sistema online. Os horários de atendimento são das 8h às 12h e das 13h às 15h.

Benefícios do Programa Minha Casa, Minha Vida

O Programa Minha Casa, Minha Vida oferece diversos benefícios para as famílias contempladas. Entre eles:

  • Subsídios que reduzem o valor do imóvel;
  • Condições especiais de financiamento, com taxas de juros mais baixas;
  • Possibilidade de utilizar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) como parte do pagamento;
  • Imóveis adequados às necessidades das famílias, com infraestrutura básica e acessibilidade.

Requisitos para participar do Programa

Para participar do Programa Minha Casa, Minha Vida, é necessário atender a alguns requisitos, como:

  • Ter renda familiar dentro dos limites estabelecidos pelo programa de acordo com a faixa pretendida;
  • Não possuir imóvel próprio ou financiado em qualquer parte do país;
  • Ser maior de 18 anos ou emancipado;
  • Estar cadastrado no Sistema Nacional de Cadastro Habitacional (SNCH);
  • Não ter sido beneficiado por nenhum outro programa habitacional do governo.

Prioridades na seleção das famílias

A seleção das famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida é feita com base em critérios de prioridade estabelecidos pelo Conselho Municipal de Habitação. Dentre os critérios considerados, destacam-se:

  1. Famílias em situação de vulnerabilidade social;
  2. Mulheres chefes de família;
  3. Pessoas com deficiência;
  4. Idosos;
  5. Famílias que vivem em áreas de risco;
  6. Famílias com maior tempo de moradia em Manaus.

É importante ressaltar que a seleção é realizada de forma transparente e de acordo com as regras estabelecidas pelo programa.

Parcerias para a construção das moradias

O Programa Minha Casa, Minha Vida conta com parcerias entre a prefeitura de Manaus e o governo federal para a construção das moradias. No caso do “Manaus Minha Casa“, estão previstas a construção de 4.200 unidades em parceria com o governo federal e mais 252 unidades que serão construídas com recursos da Prefeitura de Manaus.

Manaus Minha Casa

O Programa Minha Casa, Minha Vida é uma oportunidade para que famílias de baixa renda realizem o sonho da casa própria. Com a abertura do cadastro para o “Manaus Minha Casa”, 17 mil famílias terão a chance de adquirir moradias populares. O processo de seleção é realizado de forma transparente, levando em consideração critérios de prioridade estabelecidos pelo Conselho Municipal de Habitação. Através de parcerias entre a prefeitura e o governo federal, será possível construir novas unidades habitacionais e proporcionar melhores condições de vida para a população de Manaus.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.