Boletim Focus: Inflação tem a vigésima alta consecutiva

Boletim Focus: Inflação tem a vigésima alta consecutiva

O Banco Central divulgou na manhã desta segunda-feira (23), o Boletim Focus. Segundo o relatório, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve alta de 7,05% para 7,11%. Essa é a vigésima elevação consecutiva no índice de inflação no Brasil.

A previsão de inflação esperada para o ano de 2021 está acima da meta perseguida pelo Banco Central. O Conselho Monetário Nacional havia definido um valor de 3,75% para esse ano, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Além disso, foi estimada uma redução no Produto Interno Bruto (PIB) de 2021. O crescimento que estava estimado em 5,28% caiu para 5,27%. Para o ano de 2022, o Boletim Focus ainda espera que o crescimento das atividades econômicas tenham uma queda de 2,04% para 2,00%.

Como funciona o Boletim Focus?

O Boletim Focus é um relatório criado e divulgado semanalmente pelo Banco Central do Brasil. Esse boletim tem o objetivo de acompanhar o mercado e a inflação no país, além disso, traz diversas projeções a respeito da economia brasileira.

De acordo com o BC, o relatório Focus é gerado a partir de dados coletados por meio do Sistema Expectativas de Mercado. Com esses dados são gerados três relatórios: Focus – Relatório de Mercado, Focus – Distribuições de frequência e Focus – Top 5.

O Relatório Focus de Mercado é divulgado pelo Banco Central toda segunda-feira às 08h30. Esse boletim traz estatísticas com dados do mercado nos últimos 30 dias. Desse modo, é possível estimar taxas de juros futuras.

Já o Boletim Focus – Distribuições de frequência é divulgado mensalmente, toda primeira segunda-feira do mês. O relatório traz expectativas de mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no ano atual, bem como os 3 subsequentes. Esse relatório também traz expectativas da taxa Selic, PIB e taxa de câmbio.

Por fim, o Focus – Top 5 é uma classificação mensal e anual. Esse relatório é divulgado em janeiro de todos os anos e traz as melhores projeções das instituições participantes da pesquisa Focus.

Inflação no Brasil

Com a elevação da inflação no país, o poder de compra dos brasileiros tem reduzido cada vez mais. O valor de produtos básicos para alimentação, bem como o gás de cozinha é algo que tem tirado o sono de grande parte da população.

Apesar disso, o presidente da república, Jair Bolsonaro, afirmou na última semana que o governo federal não é culpado pela crise e voltou a culpar os governadores. De acordo com o presidente, uma das causas do problema inflacionário no país foram as medidas tomadas pelos governos estaduais durante a pandemia de Covid-19.

“Os momentos são difíceis, mas com fé, determinação e garra, nós superaremos esses momentos. Sabemos que a inflação está batendo na porta de vocês. Mas lá atrás, grande parte dos nossos governadores, da nossa mídia querida, disse que deveríamos respeitar aquela máxima do ‘fique em casa que a economia a gente vê depois’. A economia está batendo na porta de todos nós agora”, disse.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?