Inep encerra período de inscrição do Encceja 2023

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerra nesta sexta-feira, dia 2 de junho, o período de inscrição para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. Os interessados em participar do exame podem se cadastrar até as 23h59 de hoje, considerando o horário oficial de Brasília.

A participação no exame é gratuita. No entanto, os candidatos que se inscreveram no Encceja 2022 e não compareceram no dia de provas deverão pagar uma taxa de ressarcimento, caso não tenham justificado a ausência ou tenha a justificativa reprovada pelo Inep.

O valor a ser ressarcido ao Inep nesses casos é de R$ 40,00 (quarenta reais). Os estudantes deverão gerar boleto através do sistema de inscrição e realizar o pagamento em qualquer banco ou casa lotérica até o dia 9 de junho.

Quem pode se inscrever?

Podem participar do Encceja 2023 jovens e adultos que que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino. O Ministério da Educação (MEC) estabelece uma idade mínima para a participação no exame.

Desse modo, para buscar a certificação do ensino médio, os candidatos devem ter, no mínimo, 15 anos completos na data da prova. Para o ensino médio, a idade mínima exigida pela pasta é de 18 anos completos na data de realização do exame.

Como se inscrever?

Como é feito tradicionalmente, as inscrições para o Encceja 2023 são recebidas de forma virtual. Portanto, para realizar a inscrição, o estudante deverá acesse o site do Encceja e usar o login único de acesso à plataforma gov.br.

Após acessar o sistema, o estudante deve realizar o preenchimento de formulário eletrônico. Além dos dados pessoais, no momento da inscrição, o estudante deverá informar o município onde deseja fazer as provas, o nível de ensino (fundamental ou médio) para certificação e as áreas de conhecimento para avaliação.

É necessário também preencher um questionário socioeconômico. Além disso, aqueles que precisam de atendimento especializado devem indicar essa necessidade no momento da inscrição.

Provas do Encceja 2023

O Inep vai aplicar as provas do Encceja 2023 no dia 27 de agosto de 2023. A aplicação acontecerá em dois turnos, no período das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30 (horário oficial de Brasília). No período da manhã, a abertura dos portões de acesso aos locais de prova será às 8h, com fechamento às 8h45. Já no período da tarde, a abertura dos portões será às 14h30, com fechamento às 15h15.

Conforme indicado no edital, ao todo, os candidatos responderão a 120 questões objetivas e uma prova de redação em Língua Portuguesa, com a seguinte distribuição:

Ensino Fundamental

  • Matutino: Provas de Ciências Naturais e Matemática, com 60 questões, sendo 30 de cada área;
  • Vespertino: Provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física; História e Geografia; com 60 questões, sendo 30 questões de cada área; e Redação.

Ensino Médio

  • Matutino: Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias, com 60 questões, sendo 30 de cada área;
  • Vespertino: Provas de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; com 60 questões, sendo 30 questões de cada área, e Redação.

No período da manhã, a aplicação terá duração de 4 horas, enquanto no período da tarde a duração será de 5 horas.

Neste ano o Encceja contará com novos recursos de acessibilidade, com Cartão-Resposta ampliado e correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista.

Resultado

Segundo o Inep, são aprovados no Encceja os participantes que obtiverem 5 pontos na redação, que vale 10, e pontuação mínima de 100 pontos em cada prova objetiva.

De acordo com o cronograma do Inep, a publicação do resultado do Encceja 2023 está prevista para o dia 22 de dezembro de 2023.

Leia também UFRPE divulga classificação do Processo Seletivo 2023 para cursos de graduação EaD; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.