MEC divulga datas do SISU 2023/2

O Ministério da Educação (MEC) liberou o cronograma com as principais datas referentes ao 2º processo seletivo do  Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2023. Desse modo, os interessados em participar do SiSU 2023/2 podem conferir as datas no site oficial do programa.

SiSU 2023/2 selecionará estudantes para ingresso nos cursos de graduação nas instituições que aderirem ao programa no 2º semestre letivo deste ano.

Período de inscrição

De acordo com o cronograma divulgado pelo MEC, as inscrições para o SiSU 2023/2 serão recebidas no período de 19 a 22 de junho de 2023. Tradicionalmente, as inscrições para esse programa são recebidas de forma virtual, de modo que os estudantes poderão se inscrever on-line, exclusivamente por meio do Portal Acesso Único.

Nesse sentido, para se inscrever, é preciso informar os dados de acesso à conta gov.br, com o número do CPF e a senha.

No momento da inscrição, o estudante poderá escolher até duas opções de curso de graduação, local e turno de oferta. Além disso, o estudante deverá informar a modalidade de seleção: ações afirmativas, reserva de vagas pela Lei de Cotas, ou ampla concorrência. A participação no SiSU é gratuita.

Resultado e lista de espera

O MEC já divulgou também a data de publicação do resultado, que é feito em uma única chamada. O resultado está previsto para o dia 27 de junho. Os candidatos selecionados na chamada regular do SiSU 2023/2 deverão realizar as matrículas no período de 29 de junho a 4 de julho de 2023.

A pasta informou ainda que os candidatos não selecionados nessa chamada poderão manifestar interesse na lista de espera entre 27 de junho e 4 de julho. De acordo com o cronograma, a convocação da lista de espera sairá no dia 10 de julho.

SiSU 2023/2

Nesta edição do SiSU o MEC aceitará para fins de classificação apenas o desempenho obtidos pelos estudantes na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desse modo, poderão se inscrever no SiSU 2023/2 somente os estudantes que tenham feito o Enem 2022.

No entanto, para participar o candidato não pode ter obtido zero na prova de redação e não pode ter feito o exame na condição de “treineiro”. Conforme indicado nos editais, os critérios para a classificação de candidatos no SiSU são os seguintes:

  1. Maior nota na redação do Enem;
  2. Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  3. Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  4. Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  5. Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Os pesos de cada uma dessas provas podem variar a depender da área do curso escolhido pelo candidato e a depender da instituição de ensino.

Oferta de vagas e cotas

O MEC ainda não informou o número de vagas ofertadas pois o período de adesão das instituições públicas de ensino superior (IES) aderirem ao programa ainda está aberto. As instituições públicas (federais, estaduais e municipais) podem aderir ao programa até as 23h59 dessa sexta-feira, dia 26 de maio.

Após a conclusão dos trâmites de adesão das IES, a pasta divulgará o número de instituições participantes do SiSU 2023/2 e o quantitativo de vagas ofertado para ingresso no 2º semestre letivo de 2023.

A maioria das IES que aderem ao SiSU reservam parte das vagas para o cumprimento das suas políticas de ações afirmativas ou para o cumprimento da Lei de Cotas. Desse modo, há vagas exclusivas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública, com recorte de renda.

Há também percentual de vagas exclusivo para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e para pessoas com deficiência (PcD). No entanto, cada instituição determina o número de vagas reservadas para cada categoria.

Veja mais informações no Portal de Único Acesso do MEC.

Leia também PUC-Minas receberá as inscrições para o Vestibular de Medicina 2023/2 até o dia 31 de maio; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.