Fuvest 2024: dicas de preparação para a prova

O vestibular da Fuvest, organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular, é um dos mais disputados de todo o país e muito esperado por milhares de candidatos. 

A Fuvest é uma fundação brasileira que possui a função de organizar o vestibular que permite o acesso dos candidatos aprovados à Universidade de São Paulo, a USP

Se o seu sonho é estudar na USP, então você precisa conhecer as principais informações sobre a próxima edição do vestibular da Fuvest.

vestibular da Fuvest é sempre realizado em duas fases e é conhecido por ser muito concorrido. Conhecer algumas dicas sobre a prova pode te ajudar a conseguir uma vantagem no processo seletivo.

Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com dicas de preparação para a prova do Vestibular Fuvest 2024. Vamos conferir!

Estude com as edições anteriores

Uma estratégia muito eficiente para conhecer mais sobre o estilo das questões que irão ser cobradas vestibular da Fuvest é estudar com as provas anteriores que foram aplicadas em outros anos.

A Fuvest disponibiliza no formato todas as provas aplicadas em vestibulares anteriores. Assim, você pode utilizar as edições anteriores para estudar e se preparar de uma forma realista.

Busque simular o vestibular fazendo a prova com horário determinado e em um ambiente silencioso, como se você estivesse na sala de aplicação da Fuvest. Além disso, corrija a sua prova buscando estender a estrutura das questões de cada uma das matérias cobradas e também de como a Fuvest espera que os candidatos cheguem até a resposta correta.

Lista de livros obrigatórios

A prova da Fuvest traz questões que abordam as obras da lista de livros obrigatórios que é feita pela própria Fuvest. Essas perguntas são fundamentais para a composição da sua nota total no vestibular da Fuvest, uma vez que elas estão presentes na primeira e na segunda fase do vestibular.

Confira quais foram as obras selecionadas para o Vestibular 2024:

  • Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles;
  • Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga;
  • Quincas Borba, de Joaquim Maria Machado de Assis;
  • Angústia, de Graciliano Ramos;
  • Dois irmãos, de Milton Hatoum;
  • Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade;
  • Mensagem, de Fernando Pessoa;
  • Nós matamos o cão tinhoso!, de Luís Bernardo Honwana;
  • Campo Geral, de Guimarães Rosa.

Treine a redação

Os candidatos deverão escrever uma redação na segunda fase do vestibular da Fuvest. Tenha em mente que a redação é um dos elementos mais importantes de todo o processo seletivo e, dessa maneira, você precisa treinar a sua escrita aos moldes da Fuvest. 

O fato de o tema ser surpresa não significa que o candidato não tenha que treinar a redação. É fundamental deve treinar repertórios, gramática, gênero e escrita: somente o treino poderá te deixar preparado para compreender e superar essa parte da prova.

Além disso, faz parte desse treino também estar atualizado com tudo que acontece no Brasil e no mundo e como temas da atualidade afetam a sociedade contemporânea. Tenha em mente que os temas da Fuvest podem estar relacionados com algum acontecimento da atualidade.

Vestibular Fuvest 2024: datas importantes

As inscrições para o Vestibular Fuvest 2024 ainda não estão abertas. Elas acontecerão entre os dias 17 de agosto e 6 de outubro de 2023.

As provas da primeira fase do vestibular serão aplicadas no dia 19 de novembro de 2023. A segunda fase do exame, por sua vez, irá acontecer nos dias 17 e 18 de dezembro de 2023.

A primeira fase será formada por 90 questões de múltipla escolha (objetivas). A segunda fase será composta por 10 questões de Língua Portuguesa e uma redação (no primeiro dia de provas) e 12 questões de duas a quatro disciplinas específicas de acordo com o curso escolhido pelo candidato (no segundo dia).

Por fim, a Fuvest também irá aplicar provas de habilidades específicas para determinados cursos (como o de Música). Os exames irão acontecer entre os dias 3 e 6 de janeiro de 2024.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.