Inep encerra as inscrições para certificadores do Enem 2022

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerra nesta sexta-feira, dia 22 de julho, as inscrições para a Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.

Desse modo, os interessados em trabalhar na aplicação das provas do Enem 2022 devem se inscrever até as 23h59 de hoje. As inscrições devem ser feitas exclusivamente on-line, por meio do site do RNC.

No ato de inscrição, os interessados podem optar por até três cidades de atuação ou sub-regiões, caso o município ofereça essa opção.

De acordo com as regas, podem se inscrever servidores públicos do Poder Executivo Federal e docentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais, efetivos e em exercício da docência em 2022.

Além disso, para trabalhar como certificador no Enem, é preciso cumprir os seguintes pré-requisitos: ter formação mínima em ensino médio; não estar inscrito como participante no Enem 2022; e não ter cônjuge, companheiro ou parentes de até 3º grau inscritos no exame.

Treinamento

Os integrantes do RNC são responsáveis certificar in loco a realização correta da aplicação das provas do Enem. Entre outras funções, os certificadores devem registrar os dados em sistema eletrônico, e informar ao Inep possíveis inconsistências observadas na aplicação das provas.

Para ser certificador do Enem é necessário passar por um treinamento ofertado pelo Inep. De acordo com o cronograma, o Inep deve divulgar a relação de candidatos convocados para a capacitação em 9 de setembro.

Segundo as diretrizes, para integrar o grupo de certificadores é preciso ter, no mínimo, 70% de aproveitamento do curso, que é feito virtualmente. No entanto, nem todos os capacitados serão convocados para atuar no exame. 

Os convocados poderão ser chamados para atuar em até dois dias do exame, na aplicação do Enem tradicional ou na realização do Enem digital. O exame está marcado para os dias 13 e 20 de novembro.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Univesp publica 2ª chamada do Vestibular 2022; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.