Inep altera período de inscrição do Enem 2023; veja nova data

Inscrições serão recebidas em junho.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou portaria que altera o período de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. A portaria foi publicada em edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, dia 15 de março. 

De acordo com o documento, com a alteração, as inscrições agora poderão ser feitas no período de 5 a 16 de junho. Anteriormente, o período de inscrição seria em maio, do dia 8 ao dia 19. 

Apesar de alterar o período de inscrição, o Inep manteve as datas definidas para a aplicação do exame. Desse modo, as provas do Enem 2023 estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos. 

Enem PPL e reaplicação

O Inep já havia divulgado em janeiro deste ano as datas do Enem PPL (versão do Enem para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa). Os responsáveis pedagógicos poderão inscrever os interessados no período de 9 a 27 de outubro, enquanto a aplicação das provas do Enem PPL 2023 está marcada para os dias 12 e 13 de dezembro. A nova portaria não alterou essas datas.

A reaplicação das provas do Enem 2023 para os estudantes que não conseguirem realizar o Enem na data regular devido à problemas logísticos ou por motivo de contágio por doenças infectocontagiosas também será nos dias 12 e 13 de dezembro.

Principais datas do Enem 2023

  • Período de inscrição: 5 a 16 de junho de 2023
  • Provas: 5 e 12 de novembro de 2023
  • Divulgação do gabarito: 24 de novembro de 2023
  • Resultados: 16 de janeiro de 2024

Sobre o Enem

O Enem é um exame de nível nacional que proporciona o ingresso de estudantes no ensino superior através do programas do governo federal como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade Para Todos (ProUni). 

Além desses programas, as notas obtidas pelos estudantes no Enem podem ser usadas em diversos processos seletivos promovidos pelas próprias instituições de ensino superior (públicas e privadas) para ingresso em cursos de graduação.

Acesse o site do Enem para mais informações.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também MEC divulga lista de pré-selecionados na 1ª edição do FIES 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.