Inep libera dados finais da 1ª etapa do Censo Escolar 2022

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira, dia 29 de dezembro, os dados finais da 1ª etapa do Censo Escolar 2022. Desse modo, já é possível acessar os dados através do Portal do Inep.

De acordo com a Assessoria de Comunicação Social do Inep, “as informações servem como base para a destinação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)”.

Segundo o calendário do órgão, a divulgação completa dos resultados dessa etapa da pesquisa, das sinopses estatísticas, com todas as redes de ensino, de forma contextualizada, e dos microdados públicos está prevista para janeiro de 2023.

Sobre o Censo Escolar

O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica no Brasil. Conforme designado pelo Ministério da Educação, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas de todo o país.

A coleta de dados do censo é feita em duas etapas. Na primeira etapa do Censo Escolar, o Inep apura informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula.

Já a segunda etapa consiste na avaliação da Situação do Aluno. Nesta etapa, o Inep levanta informações sobre o “rendimento” dos estudantes, como a quantidade de aprovados ou reprovados, e o número de transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram —, ao término do ano letivo. Desse modo, a coleta desta última começa no dia 1º de fevereiro de 2023.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Unitins está com o período de inscrição aberto para o Vestibular TO Graduado de 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.