Indústria Cultural: como cai no vestibular?

Análise de uma questão sobre a Indústria Cultural

Indústria Cultural: análise de questão de vestibular

O termo “Indústria Cultural” é utilizado para denominar uma teoria criada por pensadores da Escola de Frankfurt.

A teoria foi criada com o intuito de refletir sobre a situação das artes no século XX e a influência do desenvolvimento industrial nas mesmas.

O tema é muito abordado em perguntas de história geral, principalmente dentro das provas de vestibulares.

Dessa forma, para que você possa se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe a resolução comentada de uma questão de vestibular sobre a Indústria Cultural. Confira!

Indústria Cultural: questão Unitins

(Unitins – 2018) Para os filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer, a indústria cultural tem como único objetivo a dependência e a alienação dos homens. Ao maquiar o mundo nos anúncios que divulga, ela seduz as massas para o consumo das mercadorias culturais, a fim de que se esqueçam da exploração que sofrem nas relações de produção

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A indústria cultural – o iluminismo como mistificação das massas. In: Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

Considerando o texto dado, e segundo o pensamento de Adorno e Horkheimer, é correto afirmar que:

I. A indústria cultural se utiliza de padrões que se repetem com o propósito de formar uma estética voltada ao consumismo e à alienação.

II. A indústria cultural promove nos indivíduos uma pseudossatisfação que impede o desenvolvimento de uma visão crítica.

III. A indústria cultural faz dos indivíduos seu objeto, distanciando-os de uma autonomia consciente.

IV. A indústria cultural incentiva necessidades próprias do sistema vigente, levando os indivíduos a praticar o consumo incessante.

É correto o que se afirma em:

A) I, II, III e IV.

B) III e IV apenas.

C) I e II apenas.

D) II e III apenas.

E) I e IV apenas.

Análise:

A alternativa correta para a questão do vestibular da Unitins (Universidade Estadual do Tocantins) sobre a Indústria Cultural e o pensamento de  Theodor Adorno e Max Horkheimer é o item A.

O termo “Indústria Cultural” foi pensado para se referir à situação da cultura e das artes no século XX: a produção artística e cultural passou a ser dominada pelas indústrias, que produziam em larga escala e que manipulavam as massas. 

Os pensadores Adorno e Horkheimer afirmavam que o capitalismo havia influenciado o mercado artístico a tal ponto que as obras de arte, os filmes e os objetos seriam produzidos a partir da lógica da produção industrial. O objetivo da produção seria, dessa maneira, perpetuar a ideologia das classes dominante por meio do controle das massas.

Além disso, os dois pensadores afirmavam que os consumidores eram acríticos que consumiriam os produtos da Indústria Cultural sem refletir sobre o seu significado ou utilidade. O indivíduo é, dessa maneira, levado ao consumo incessante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.