Índia pede que WhatsApp cancele atualização de política de privacidade

A obrigatoriedade de compartilhar os dados do WhatsApp com o Facebook teve uma nova reviravolta. Desta vez, o protagonista é o governo da Índia que entrou em contato com o WhatsApp pedindo o cancelamento desta nova política – que deve entrar em vigor 15 de maio.

 

A comunicação com o WhatsApp foi feita por meio de uma carta do Ministério da Tecnologia da Informação da Índia. O texto afirma que a política gerou “graves preocupações em relação à escolha e autonomia dos cidadãos indianos”. “Quaisquer alterações unilaterais nos termos de serviço e privacidade do WhatsApp não seriam justas e aceitáveis”, continuou a carta que pede o cancelamento da nova política de privacidade.

Essa não é a primeira vez que a medida tem repercussão negativa. Tanto que o próprio WhatsApp decidiu adiar a obrigatoriedade da nova política de privacidade. Antes o prazo máximo era 8 de fevereiro.
Os únicos usuários que podem escolher compartilhar ou não as informações do WhatsApp  com o Facebook  são os que moram na União Europeia. Isso porque no bloco europeu existe a lei de proteção de dados.
A desconfiança entre os usuários foi tanta que aplicativo de mensagens similares, como o Telegram e o Signal foram baixados milhões de vezes nos últimos dias.

Fim da privacidade das conversas do WhatsApp ?

Calma, suas conversas não serão expostas. O WhatsApp conta com a tecnologia de criptografia, o que, em outras palavras, significa que apenas o usuário e o remetente podem visualizar o conteúdo. Por outro lado, os chamados “metadados” podem ser compartilhados com o Facebook.

Mas o que seriam os metadados? 

Os metadados são dados basicamente informações como o número de mensagens que você troca e com quais contatos. Isso servirá para entender seu comportamento. O facebook não terá acesso a conversa, mas saberá, por exemplo, que as 3h da madrugada você falou com seu psicólogo e quantas mensagens foram enviadas.

Isso também ajuda a identificar spam, já que é possível controlar que usuário X, mandou y mensagens com determinado tamanho para diversas pessoas.

Veja abaixo a lista de dados que serão compartilhados pelo WhatsApp:

  • informações que você informou ao se cadastrar no aplicativo, como o número de telefone
  • endereço de IP
  • informações sobre o dispositivo utilizado ( como a localização)
  • dados de transações e pagamentos
  • informações sobre suas trocas de mensagens com outras pessoas (metadados)

Veja também a lista de empresas que terá acesso aos seus dados: 

  • Facebook Payments
  • Onavo
  • Facebook Technologies
  • CrowdTangle.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.