IMPOSTO DE RENDA: Receita Federal lança o Programa ReVar e modifica a declaração de renda variável

A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) anunciou uma importante novidade para os investidores brasileiros. A Instrução Normativa RFB nº 2.164 estabeleceu as bases para o Programa Auxiliar de Apuração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física para operações de Renda Variável, também conhecido como ReVar.

IMPOSTO DE RENDA: Receita Federal lança o Programa ReVar e modifica a declaração de renda variável

Em suma, este programa tem como objetivo facilitar a vida dos contribuintes. Assim, tornando mais simples o cálculo do Imposto de Renda devido nas operações de renda variável, como ações e outros ativos financeiros.

ReVar: a calculadora oficial da Receita Federal para renda variável

O ReVar é uma iniciativa inovadora liderada pela Receita Federal em colaboração com a Bolsa de Valores (B3). Desse modo, essa parceria visa automatizar completamente o processo de apuração de ganhos em renda variável e, por consequência, o cálculo do Imposto de Renda devido nessas operações.

No momento, a B3 registra mais de 5,3 milhões de números distintos de CPF. Contudo, há um grande potencial para expandir esse número, especialmente entre os mais de 17,7 milhões de brasileiros que possuem contas de poupança com saldos superiores a 10 mil reais.

Um novo futuro financeiro

De forma sucinta, o ReVar é o resultado de uma parceria estratégica entre a Receita Federal do Brasil e a B3. Desse modo, essa união tem como objetivo preparar os cidadãos para um futuro financeiro mais consciente em um ambiente digital desafiador. Porém, também repleto de oportunidades para melhorar o ambiente de negócios e transformar o país.

Dessa forma, esse programa simplifica o processo de apuração do Imposto de Renda sobre renda variável. Visto que promove uma maior compreensão das obrigações fiscais, tornando a vida dos investidores mais fácil.

Cronograma de implementação do Programa ReVar

Em suma, o programa ReVar será gradualmente implementado, de acordo com o seguinte cronograma:

De janeiro a março de 2024

Conforme informa a Receita Federal, nesse período, o programa estará disponível para os investidores que desejam testar seu funcionamento e validar suas regras. A versão inicial do programa será destinada a esse grupo.

A partir de abril de 2024

A partir deste mês, o ReVar estará disponível para os investidores que realizam operações apenas no mercado à vista. Desse modo, não fazem operações de empréstimo de ativos e com ouro ativo financeiro.

A partir de janeiro de 2025

Nesse momento, o programa estará disponível para os investidores que realizam operações no mercado à vista e de liquidação futura.

IMPOSTO DE RENDA: Receita Federal lança o Programa ReVar e modifica a declaração de renda variável
IMPOSTO DE RENDA: Receita Federal lança o Programa ReVar e modifica a declaração de renda variável. Imagem: Reprodução

Benefícios do Programa ReVar

O Programa ReVar não apenas simplifica o cálculo do Imposto de Renda sobre renda variável, mas também oferece outros benefícios importantes para os investidores. Além de calcular os resultados em renda variável e o imposto de renda devido, o ReVar permitirá a emissão em tempo real do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).

Além disso, possibilitará o pré-preenchimento automático da Declaração Anual do Imposto de Renda. Certamente, essas funcionalidades simplificarão significativamente o processo de declaração de impostos, economizando tempo e evitando erros comuns.

Resumindo, a iniciativa da Receita Federal do Brasil em lançar o Programa ReVar é um passo importante na simplificação dos procedimentos fiscais para investidores que atuam no mercado de renda variável. Visto que essa inovação demonstra o compromisso da Receita Federal em promover a conformidade tributária, segurança jurídica e a confiança dos contribuintes.

Sendo assim, com o ReVar, a declaração de impostos se tornará mais fácil e eficiente. Dessa forma, permitindo que os investidores foquem no que realmente importa: suas estratégias de investimento e um futuro financeiro mais consciente. Portanto, fique atento ao cronograma de implementação e aproveite as vantagens desse novo programa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.