A Receita Federal vai liberar o segundo lote de pagamentos das restituições nesta quarta-feira (30). No total, serão distribuídos R$ 6 bilhões para 4,2 milhões de contribuintes. Os cidadãos podem realizar uma consulta para saber se receberão os valores nesta etapa.
Embora não tenha uma regra de distribuição, a Receita prioriza alguns grupos de contribuintes, assim como aqueles que realizaram a declaração do Imposto de Renda logo no início do prazo.
Quem recebe?
De acordo com a Receita Federal, a maior porcentagem paga neste lote será destinada aos contribuintes que têm prioridade prevista na legislação brasileira.
- Entrega da declaração até o dia 21 de março: 2.906.310 contribuintes;
- Idosos acima de 80 anos: 97.082 contribuintes;
- Pessoas com idade entre 60 e 79 anos: 779.763 contribuintes;
- Pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério: 385.591 contribuintes;
- Pessoa com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave: 4.240 contribuintes.
Como saber se vou receber?
Caso faça parte de alguns dos grupos citados anteriormente, é possível fazer uma consulta da sua restituição através do site da Receita Federal para confirmar o recebimento. Para isso, basta informa seus dados e clicar em “Meu Imposto de Renda”.
Em seguida, selecione “Consultar a Restituição”. Cabe salientar, que este procedimento pode ser realizado por meio do celular, utilizando o aplicativo “Meu Imposto de Renda”. Se a restituição foi liberada, aguarde a data de pagamento.
Neste sentido, após verificar a confirmação, o valor da restituição será depositado na conta que foi informada na declaração do Imposto de Renda. Caso nenhuma conta foi indicada na Declaração, o valor será depositado no Banco do Brasil e estará disponível para saque.
Neste caso, deve-se entrar em contato com a instituição financeira e solicitar o resgate. A restituição ficará disponível por até um ano antes de retornar à Receita Federal, mas, o dinheiro não será perdido.
Próximos pagamentos
Caso sua restituição não saiu neste lote, saiba que deve ser liberada nas próximas etapas. A Receita fará mais três pagamentos, confira as datas a seguir:
- 3º lote: em 30 de julho de 2021;
- 4º lote: em 31 de agosto de 2021;
- 5º lote: em 30 de setembro de 2021;