Implementando a estratégia na empresa

Existem formas diferentes para o empreendedor aplicar a estratégia na empresa.

Elas são necessárias para orientar a evolução da empresa e auxiliar no cumprimento de metas.

Para monitorar essas estratégias e avaliar os resultados, usamos o planejamento estratégico.

Elaborando os objetivos e estratégias gerais

Elaborados pela administração da empresa, consideram todos os fatores analisados no cenário.

O objetivo é o que a empresa vai fazer e como será feito, enfim, é o conjunto de ações para obter os resultados esperados.

Portanto, é como a empresa chegará à missão com o melhor desempenho, estruturação e retorno para o negócio.

Tipos de estratégias

As estratégias são ações planejadas pela empresa para ganhar vantagem frente aos concorrentes e cenário de atuação.

Ela mostrará o caminho pelo qual a empresa seguirá, tendo como referência  o produto/serviço.

Existem alguns tipos de estratégias:

  • Estratégia de concentração

Busca o melhor uso dos recursos. Tem como objetivo manter a especialidade, diferencial e aumentar a competitividade.

Não busca nem o crescimento, nem a redução do sucesso da empresa. O objetivo é manter o mix de produtos, mantendo a qualidade da empresa.

  • Estratégia de crescimento

Ela busca aumentar o desempenho, através do crescimento interno, estrutura ou ampliação de recursos.

Pode ser aplicada aumentando a forma de atuar no mercado, ou diversificando seus produtos e serviços.

  • Estratégia da redução

Geralmente, é usada quando os resultados estão abaixo do esperado, quando precisa diminuir a estrutura, aplicar recursos ou formas de atuar no mercado.

Implementação da estratégia

Os principais meios para a realização da estratégia são:

  • Estrutura organizacional
  • Planejamento nas áreas funcionais
  • Políticas e planos organizacionais
  • Projetos

E as estratégias da empresa podem ser:

  • Operações
  • Marketing e vendas
  • Finanças e administração
  • Recursos humanos
  • Tecnologia da informação

Monitoramento de resultados

Essa é uma forma de ter controle se realmente as metas estão sendo batidas, e os objetivos alcançados.

Esse monitoramento pode ser feito através dos relatórios de lucratividade, opinião do cliente, retorno sobre o investimento, etc.

O importante é analisar e guardar esses resultados. Para que possa comparar mais pra frente com as próximos análises.

Caso seja um planejamento muito grande, divida e faça a análise em blocos.

Esse planejamento é muito importante para um controle da empresa, pois em momentos como esses que estamos passando, é através dele que você empreendedor, vai conseguir avaliar melhor quais os melhores passos a serem tomados.

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