Política do Pão e Circo: um resumo
O termo “política do pão e circo” é utilizado em referência à medida criada pelo Império Romano.
O assunto aparece com grande frequência em questões de história geral, principalmente na prova do ENEM e nos vestibulares. Ainda, você pode usar a política também como repertório dentro da sua redação.
Política do Pão e Circo: introdução
A política do pão e circo, panem et circenses, em latim, foi uma medida criada durante o Império Romano e que, devido à sua rápida expansão e consolidação, passou a definir o modo como os líderes romanos governavam a população.
Política do Pão e Circo: origem do termo
A expressão “pão e circo” foi utilizada pela primeira vez em um texto escrito por Juvenal, poeta romano.
O autor utilizou esse termo para definir o modo com o qual os governantes romanos ofereciam comida e diversão para o povo, objetivando manter a ordem e o apoio popular.
Política do Pão e Circo: contexto
Devido à rápida expansão, certas áreas do Império, agora gigantesco, se tornaram mais ricas e desenvolvidas do que outras. Roma, por exemplo, enquanto capital, se comportava o centro da produção da cultura romana e da política local. Com isso, pessoas de diferentes regiões se mudavam para a região em busca de melhores condições de vida.
Porém, isso resultou no surgimento de uma grande desigualdade social em Roma, com pessoas vivendo sem condições mínimas, com a exploração no trabalho e com salários baixíssimos. Esse era, justamente, o cenário ideal para as revoltas sociais.
Assim, com o objetivo de evitar possíveis revoltas por parte do povo, os governantes romanos tiveram a ideia de distribuir cereais para os mais necessitados, ao mesmo tempo, organizar grandes eventos para entreter essa camada da população. A medida evitaria revoltas e impediria que os problemas sociais existentes no império se destacassem.
Política do Pão e Circo: espetáculos
Com a consolidação dessa média, a construção de grandes arenas se tornou muito comum. Nessas, aconteciam espetáculos envolvendo gladiadores, animais, corridas de bigas, apresentações de música e corridas de cavalos.
Dessa maneira, a população que se mantinha minimamente alimentada devido aos cereais distribuídos, também era entretida com os espetáculos promovidos.