IGovBC: Índice de Governança do Banco Central - Notícias Concursos

IGovBC: Índice de Governança do Banco Central

O Banco Central do Brasil (BCB) calcula e divulga seu próprio Índice de Governança, o IGovBC. Saiba mais detalhes!

Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), a governança do Banco Central do Brasil (BCB) é periodicamente avaliada. Confira mais informações relevantes sobre a instituição, de acordo com a divulgação oficial.

A governança do Banco Central do Brasil (BCB) é periodicamente avaliada

A governança do Banco Central do Brasil (BCB) é periodicamente avaliada. As informações relativas ao resultado geral do Banco Central do Brasil (BCB) e dos demais órgãos públicos, apurados pelo questionário de governança do TCU, estão disponíveis no sítio deste tribunal. 

Índice Integrado de Governança e Gestão Pública (iGG)

O TCU calcula o Índice Integrado de Governança e Gestão Pública (iGG) a partir da composição de cinco índices específicos. Se comparado aos demais órgãos públicos, o Banco Central do Brasil (BCB) se destaca nos resultados tanto para o índice geral quanto para os específicos, especialmente em relação aos índices de Gestão de TI, de Gestão de Pessoas e de Governança Pública. 

 Índice de Governança – IGovBC

Além disso, anualmente, o Banco Central do Brasil (BCB) calcula e divulga seu próprio Índice de Governança, o IGovBC, com base em uma cesta de elementos do questionário de governança do TCU, como desempenho, ética, conduta, riscos, estratégia, transparência, prestação de contas e auditoria interna. Em 2021, o IGovBC ficou em 0,975, superando a meta estabelecida de 0,950, informa a própria instituição em sua plataforma oficial.

Gestão Integrada de Riscos 

Os avanços institucionais em 2021 em governança englobam a revisão da Política de Gestão Integrada de Riscos do Banco Central do Brasil (BCB), detalhada mais a seguir, bem como de políticas internas e dos princípios de governança corporativa. 

Política de Controles Internos da Gestão

O Banco Central do Brasil (BCB) informa que também possui uma Política de Controles Internos da Gestão, que tem o objetivo de avaliar o ambiente de controles internos e de monitorar sua eficiência e sua efetividade. 

Política de Conformidade

Adicionalmente, há a Política de Conformidade, que indica o compromisso do Banco Central do Brasil (BCB) com a aderência às normas jurídicas e aos padrões de conduta, informa a própria instituição em site oficial.

Revisão anual do gerenciamento de conformidade

Em 2021, ocorreu a revisão anual do gerenciamento de conformidade em todas as unidades do Banco Central do Brasil (BCB), o que possibilitou a atualização do inventário de obrigações, que atualmente conta com mais de novecentos normativos, a identificação de novas vulnerabilidades e o planejamento de ações corretivas. 

Em complemento, a conformidade dos principais instrumentos contratuais (contratos e convênios) da organização foi analisada. Acesse o site oficial do Banco Central do Brasil (BCB) para obter mais informações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?