O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) publicou na tarde desta quinta-feira, dia 6 de julho, o resultado final do Vestibular 2023/2. Desse modo, os candidatos já podem conferir a relação de aprovados por nível de curso (Cursos Técnicos ou Cursos de Graduação) e por campus, no site da Fundação CEFETMINAS.
Além das listas de convocados para as matrículas, o Instituto liberou o resultado dos recursos interpostos pelos candidatos contra o resultado preliminar. O IFMG recebeu os recursos nos dias 28 e 29 de junho de 2023.
Matrículas
De acordo com o edital, os convocados na 1ª chamada desse processo seletivo deverão realizar os procedimentos de matrículas de forma on-line. As matrículas serão efetivadas a partir do preenchimento dos campos no Sistema de Matrículas do IFMG, disponível no link.
Além de preencher todos os dados, os candidatos deverão enviar toda a documentação solicitada pelo IFMG de forma digitalizada. Cada campus divulgará as orientações complementares e o cronograma de matrícula em sua respectiva página eletrônica.
Entre os documentos solicitados pelo Instituto estão o RG e o CPF dos candidatos. No caso dos candidatos aos cursos de graduação, o IFMG exige o certificado de conclusão do Ensino Médio e também o histórico escolar.
Vestibular IFMG 2023/2
Conforme indicado no edital, o Vestibular IFMG 2023/2 contou com duas modalidades de seleção: aproveitamento da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e análise de histórico escolar e redação on-line. O candidato pôde escolher através de qual modalidade gostaria de participar do Vestibular 2023/2.
Ainda de acordo com o edital, para a seleção via notas do Enem, o IFMG aceitou as notas de uma das últimas dez edições do exame. Nesse sentido, somente os candidatos que tem o Ensino Médio completo e que fizeram as provas do Enem entre 2013 e 2022 puderam se inscrever nessa modalidade.
Oferta de vagas
A oferta total do IFMG é de 397 (trezentas e noventa e sete) vagas para 11 (onze) cursos de graduação presenciais, além das oportunidades ofertadas para os cursos técnicos. Há vagas para os campi de Congonhas, Ibirité, Ouro Preto e Ribeirão das Neves.
O Instituto reserva parte das vagas de acordo com as suas políticas de ações afirmativas. Os aprovados pelo sistema de cotas deverão, no ato de matrícula, comprovar a renda de sua família e comprovar que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas.
Além disso, os candidatos cotistas (pretos, pardos e indígenas) deverão passar por processo de heteroidentificação antes do período de matrícula para garantir a vaga. Os candidatos devem acompanhar as publicações e orientações do IFMG sobre o procedimento de heteroidentificação.
Acesse o edital do Processo Seletivo 2023/2 para mais informações.
Leia também UEPG divulga o cronograma do Vestibular 2023, ingresso 2024; confira aqui o período de inscrição.