IFG divulga resultado do Vestibular de Vagas Remanescentes

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) divulgou o resultado preliminar do Vestibular 2023 de Vagas Remanescentes. Desse modo, os candidatos já podem consultar a classificação preliminar por meio do site do Instituto

De acordo com o cronograma do processo seletivo, os interessados poderão interpor recursos contra o resultado preliminar até as 23h59 desta sexta-feira, dia 21 de abril. O procedimento de contestação deve ser feito por meio do site do IFG com envio de argumentação a favor da revisão da nota.

Após a análise dos recursos, o IFG deve publicar o resultado final, com a lista de classificados para as vagas em 1ª chamada, no dia 24 de abril, próxima segunda-feira.

Na mesma data, o Instituto deve publicar orientações para as matrículas dos convocados para o preenchimento das vagas em 1ª chamada. A lista de documentos necessários para o registro acadêmico está disponível no edital. 

Como foi o processo seletivo?

O IFG aplicou as provas do Vestibular 2023 de Vagas Remanescentes no último domingo, dia 16 de abril, de forma presencial. Conforme indicado no cronograma, a aplicação do exame aconteceu no período da tarde, com início às 14h (horário de Brasília). 

De acordo com o edital, o vestibular contou com locais de aplicação das provas nos seguintes municípios de Goiás: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia, Itumbiara, Jataí, Senador Canedo, Uruaçu e Valparaíso.

Ainda conforme definido através do edital, o exame aplicado pelo IFG consistiu em uma prova de Redação em Língua Portuguesa, com proposta sobre tema da atualidade. O edital indica ainda que o IFG avaliou nos textos os seguintes aspectos:

  • adequação ao tema proposto;
  • apropriação dos textos da coletânea e de outras fontes em favor do projeto textual do candidato;
  • adequação à modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • uso adequado dos critérios de coesão e coerência textuais;
  • adequação ao gênero presente na proposta selecionada pelo candidato.

A avaliação valerá 100 pontos e, conforme o edital, a classificação final será dada pela pontuação obtida na Prova de Redação. Desse modo, o candidato que obtiver nota inferior a 30 (trinta) pontos na redação será eliminado do processo seletivo.

Oferta de vagas

O edital estabelece ainda que a oferta total do IFG é de 300 vagas remanescentes para ingresso em 21 opções de cursos de graduação (licenciaturas, bacharelados e tecnólogos). O ingresso dos candidatos aprovados será no segundo semestre letivo deste ano.

As oportunidades estão distribuídas entre os campi do Instituto localizados nas cidades do Estado de Goiás: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia (capital), Itumbiara, Jataí, Senador Canedo, Uruaçu e Valparaíso. 

De acordo com o edital, os cursos ofertados nesse processo seletivo são os seguintes:

  • Anápolis: Bacharelado em Engenharia Civil da Mobilidade; Bacharelado em Engenharia Civil da Mobilidade; Licenciatura em Química; Tecnologia em Logística.
  • Aparecida de Goiânia: Licenciatura em Pedagogia Bilíngue.
  • Cidade de Goiás: Bacharelado em Agronomia; Licenciatura em Artes Visuais; Bacharelado em Cinema e Audiovisual.
  • Goiânia: Licenciatura em Ciências Biológicas; Bacharelado em Turismo; Licenciatura em História; Licenciatura em Letras Português; Licenciatura em Matemática.
  • Itumbiara: Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação; Bacharelado em Engenharia Elétrica.
  • Jataí: Bacharelado em Engenharia Elétrica.
  • Senador Canedo: Bacharelado em Engenharia de Produção.
  • Uruaçu: Licenciatura em Química; Bacharelado em Engenharia Civil; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
  • Valparaíso: Licenciatura em Matemática.

Puderam participar desse processo seletivo os estudantes que têm o Ensino Médio completo. Parte das vagas está reservada para os candidatos que são egressos de escolas da rede pública de ensino.

Acesse o edital na íntegra para mais informações.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.