IFF divulga período de inscrição do Processo Seletivo e do Vestibular 2023/2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) abriu na terça-feira, dia 7 de março, o período de inscrição para o Processo Seletivo e para o Vestibular 2023/2. De acordo com os editais, os interessados poderão realizar as inscrições até o dia 10 de abril.

De acordo com as orientações do Instituto, as inscrições deverão ser feitas on-line, exclusivamente por meio do site do IFF, ou presencialmente, no campus do curso ofertado.

Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 12 de abril. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00 no caso do Processo Seletivo e de R$ 75,00 para o Vestibular. Os estudantes de baixa renda poderão solicitar a isenção no momento da inscrição até 24 de março.

Vagas ofertadas

Ao todo, o IFF está ofertando 957 vagas para ingresso de novos alunos no 2º semestre letivo de 2023. Conforme o edital do Vestibular 2023/2, a oferta do IFF para os cursos de graduação (licenciatura e bacharelado) é de 362 vagas. Há oportunidades para os campi de Macaé, ItaperunaCampos CentroBom Jesus do Itabapoana e Campos Guarus.

Para o Processo Seletivo 2023/2, o IFF está ofertando 595 vagas em Cursos Técnicos de Nível Médio, distribuídas entre as unidades de GuarusQuissamãItaperunaAvançado São João da BarraCabo Frio e Campos Centro

Provas

Ambos os processos seletivos contarão com aplicação de provas presenciais. Conforme o cronograma a aplicação das provas está marcada para o dia 28 de maio e será feita em dois turnos:

  • Provas dos Cursos Técnicos: das 8h30 às 11h30;
  • Provas dos Cursos de Graduação: das 8h30 às 13h;
  • Provas de Habilidade/Aptidão Específica: das 15h30 às 17h30

Ainda segundo os editais, os candidatos aos cursos técnicos responderão a uma prova composta por 40 questões objetivas, enquanto os candidatos aos cursos de graduação farão uma prova objetiva com 50 questões e prova discursiva de redação em Língua Portuguesa. 

As provas específicas serão aplicadas apenas para os candidatos aos Cursos de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e Bacharelado em Design Gráfico.

Acesse o site do IFF para mais informações.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também MEC encerra nesta quarta (8) o prazo para manifestação de interesse na Lista de Espera do SiSU 2023/1; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.