IFES define formato do Processo Seletivo 2023

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) definiu e informou o formato dos próximos processos seletivos para ingresso de novos alunos. De acordo com o IFES, as próximas seleções para os cursos técnicos integrados serão feitas por meio de provas.

O Instituto havia suspendido a seleção por meio da aplicação de provas presenciais devido à pandemia da Covid-19. No atual contexto, o IFES avaliou que já há condições para realizar as provas.

Desse modo, a seleção para os cursos integrados contará com a aplicação do exame presencialmente. A decisão valerá a partir do edital para ingresso no 2º semestre deste ano.

Ainda de acordo com o Instituto, o edital do processo seletivo dos cursos técnicos integrados para 2023 deve ser publicado até o final de setembro. Desse modo, no documento, os interessados poderão consultar o conteúdo programático das provas, prazos, regras, cursos ofertados e documentação necessária para a participação.

Seleção via histórico escolar

Já os processos seletivos para cursos concomitantes e os subsequentes serão feitos por meio de análise do histórico escolar dos candidatos. De acordo com o IFES, as avaliações apontaram como adequado e eficaz o uso do formato de análise do histórico para esses cursos.

Os procedimentos e regras para a seleção via análise do histórico escolar estão em fase de definição. O IFES deve informar os detalhes por meio de publicação de edital específico. 

No entanto, o formato da seleção de alunos para os cursos técnicos integrados da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda está sendo estudado, tendo em vista as características desta modalidade e as ofertas realizadas pelas redes municipais e estadual durante os anos afetados pela pandemia.

Veja mais detalhes no site do IFES.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Selecionados na 2ª chamada do Prouni 2022/1 devem comprovar informações até esta terça (29); saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.