UFSC: Estão prorrogadas as inscrições para o Vestibular Unificado 2024

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) prorrogou o período de inscrição para o Vestibular Unificado 2024. Com a prorrogação, os interessados em participar da seleção terão até o dia 16 de outubro, próxima segunda-feira, para se inscrever.

A UFSC esta realizando o Vestibular Unificado 2024 em uma parceria inédita com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e com o Instituto Federal Catarinense (IFC). 

Juntas as instituições estão ofertando mais de 6 mil vagas para o ingresso de novos alunos no primeiro semestre letivo de 2024. De acordo com o edital, podem se inscrever para concorrer às vagas ofertadas estudantes que têm o Ensino Médio completo ou que estão em vias de concluir essa etapa da educação formal.

Como se inscrever?

Os interessados em participar do Vestibular Unificado 2024 devem se inscrever exclusivamente on-line, por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site da UFSC.

Além de informar todos os dados pessoais e escolares, o candidato deve informar a opção de curso escolhida e a instituição onde deseja estudar (UFSC, IFSC ou IFC). Também durante a inscrição o candidato deve optar entre as vagas ofertadas em ampla concorrência e o sistema de cotas, estabelecido de acordo com a Lei de Cotas.

De acordo com o edital, o valor da taxa de inscrição é de R$ 169,00 (cento e sessenta e nove reais). Com a prorrogação, os candidatos não isentos deverão efetuar o pagamento da taxa até o dia 17 de outubro para efetivar o cadastro. 

A UFSC já recebeu os pedidos de isenção. Puderam solicitar o benefício estudantes de baixa renda que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas e que estão inscritos no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Estão sendo ofertadas mais de 6 mil vagas nesse Vestibular Unificado 2024. Imagem: Divulgação
A UFSC, o IFSC e o IFC estão ofertando mais de 6 mil vagas nesse Vestibular Unificado 2024. Imagem: Divulgação

Provas do Vestibular Unificado 2024

Conforme estabelecido em edital, para fins de classificação dos candidatos, a UFSC aplicará provas a todos os candidatos. A avaliação abarcará assuntos referentes aos componentes curriculares do Ensino Médio.

De acordo com o cronograma, a UFSC aplicará das provas do Vestibular Unificado 2024 nos dias 9 e 10 de dezembro (sábado e domingo). Em ambos os dias a aplicação acontecerá no período da tarde, das 14h às 19h.

Os candidatos responderão a uma prova objetiva e a uma prova de redação em Língua Portuguesa. De acordo com a Coperve, a prova objetiva contará com 80 questões objetivas de múltipla escolha distribuídas da seguinte forma:

  • 1º dia (9 de dezembro): Língua Portuguesa (12), Língua Estrangeira (8), Matemática (10) e Biologia (10).
  • 2º dia (10 de dezembro): História (7), Geografia (7), Filosofia (2), Sociologia (2), Interdisciplinar de Humanas (2), Física (10), Química (10) e Redação.

Haverá locais de prova nos 27 municípios (capital e interiores) do Estado de Santa Catarina para os quais há oferta de vagas. No dia da prova, os candidatos deverão se apresentar com antecedência munidos de documento oficial de identificação com foto.

Oferta de vagas

Estão sendo ofertadas mais de 6.700 vagas para cerca de 200 opções de cursos de graduação. Nesse sentido, o Vestibular Unificado 2024 visa o preenchimento de 70% das vagas dos cursos de graduação da UFSC, 50% das vagas dos cursos de graduação do IFSC e 50% das vagas dos cursos de graduação do IFC, relativas ao ano letivo de 2024.

Cerca de metade dessas vagas estão reservas de acordo com a Lei de Cotas. Nesse sentido, há vagas exclusivas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, para pretos, pardos e indígenas e para  pessoas com deficiência (PcD).

A UFSC deve liberar os gabaritos preliminares em 10 de dezembro, mas ainda não informou a data de publicação do resultado final.

Acesse o edital do Vestibular Unificado para mais detalhes.

Leia também Uneb encerra nesta terça (10) o período de inscrição do Vestibular 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.