Primeira Revolução Industrial: entenda esse assunto de uma vez por todas!

Um resumo para as suas provas

Primeira Revolução Industrial: um resumo completo para as suas provas

O termo “Primeira Revolução Industrial” é usado para denominar o período no qual, partir do século XVIII, a Inglaterra sofreu mudanças em seu sistema de produção.

O tópico é abordado com muita frequência pelas questões de história geral e de geografia da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, e também dos vestibulares.

Dessa forma, para te ajudar a estudar melhor, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre a Primeira Revolução Industrial. Confira!

Primeira Revolução Industrial: definição

Como mencionado, Primeira Revolução Industrial compreende o período a partir do século XVIII em que a Inglaterra passou por transformações que afetaram seu sistema de produção.

Primeira Revolução Industrial: antecedentes históricos

Você já se perguntou porque a Primeira Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra e não em outro país europeu?

Essa questão é interessante e já apareceu em diversas provas importantes do Brasil, incluindo os vestibulares.

Os motivos que provocaram a eclosão da revolução na Inglaterra são denominados de“razões do pioneirismo inglês”.

No século XVIII, a Inglaterra já era uma grande potência econômica devido ao seu domínio ultramarino e expansão comercial. Ainda, os ingleses praticavam também a prática da pirataria marinha, atividade muito rentável.

Podemos mencionar também que os Atos de Navegação de Oliver Cromwell, que presidia a breve república “Commonwealth”, previam que os produtos importados pela na Europa fossem transportados por navios ingleses. Dessa forma, a marinha inglesa passou a atuar como a principal força dos mares da época.

A Política dos Cercamentos é outro fator que permitiu o acúmulo de riqueza na Inglaterra e que iria gerar a Primeira Revolução Industrial. Essa diretriz consistia no uso de cercas em volta de propriedades rurais, transformando áreas que antes eram de uso comum em propriedades privadas. Ao perderem suas terras, os trabalhadores rurais migraram em massa para as cidades, se tornando a mão-de-obra necessária para a revolução.

Primeira Revolução Industrial: principais características

Os principais produtos produzidos pelas máquinas das fábricas inglesas durante a Primeira Revolução Industrial foram os tecidos. Dessa maneira, as principais matérias-primas utilizadas eram a lã e o algodão.

A Revolução Industrial consolidou um modelo de sociedade pautado em relações de produção capitalistas. O novo tipo de relação baseia-se na propriedade privada dos meios de produção e no trabalho assalariado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.