História para ENEM e vestibulares: o Império Romano

Um resumo completo sobre esse assunto

Império Romano: definição e principais características

O termo “Império Romano” é usado para definir o maior império de toda a história do Ocidente. Ele começou no ano de 27 a.C. e terminou em 476 d.C..

Esse assunto é abordado com muita frequência por questões de história dentro de provas importantes, como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para te ajudar nos seus estudos de história, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre o Império Romano. Vamos conferir!

O que foi o Império Romano?

O Império Romano, criado para substituir a República Romana. é considerado o maior império da história ocidental. Ele teve uma duração de cinco séculos a partir de 27 a.C., quando foi criado pelo imperador Júlio Cesar. Por fim, o Império terminaria em 476 d.C..

Principais aspectos do Império Romano

A origem de Roma pode ser atribuída à união de pastores, na região da atual Itália. Segundo a lenda, dois irmãos, Rômulo e Remo teriam fundado a cidade, iniciando, assim, a primeira fase da história romana: a monarquia. Esse sistema seria, posteriormente, substituído pela república e, por último, pelo império.

O Império Romano conseguiu prevalecer por cinco séculos devido ao seu exército, que, em seu auge teve mais de duzentos mil soldados. Outras características também responsáveis pela vastidão do Império foram:

  • Economia dinâmica, garantindo a união por meio das trocas comerciais
  • A divisão em castros, em comunidades autônomas
  • As duras penas que seriam aplicadas àqueles que se rebelassem contra o Império e as suas leis

É importante notar que para melhor a administração do Império, os seus territórios romanos foram divididos em 284 d.C.: Império Romano do Ocidente, com capital em Roma, e o Império do Oriente, com capital em Constantinopla.

Imperadores

O primeiro imperador romano foi Júlio César. Outras importantes figuras que comandaram o Império foram Nero, Constantino, Tito, Trajano e Cláudio.

O último imperador do Império Romano foi Rômulo Augusto. Porém, devemos nos lembrar de que o Império Romano do Oriente terminaria somente em 1453 e seu último imperador foi Constantino XI.

Declínio e queda do Império Romano

Apesar de a queda do Império Romano do Ocidente ter acontecido no século V, o seu declínio já podia ser observado muito antes.

Foram as principais causas que ocasionaram o fim do Império:

  • Invasões de povos estrangeiros
  • A expansão do cristianismo, em contraposição ao politeísmo romano
  • A falta de escravizados, principal mão-de-obra do Império, provocada pela falta de guerras
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.