Império Romano: definição e principais características
O termo “Império Romano” é usado para definir o maior império de toda a história do Ocidente. Ele começou no ano de 27 a.C. e terminou em 476 d.C..
Esse assunto é abordado com muita frequência por questões de história dentro de provas importantes, como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Dessa forma, para te ajudar nos seus estudos de história, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre o Império Romano. Vamos conferir!
O que foi o Império Romano?
O Império Romano, criado para substituir a República Romana. é considerado o maior império da história ocidental. Ele teve uma duração de cinco séculos a partir de 27 a.C., quando foi criado pelo imperador Júlio Cesar. Por fim, o Império terminaria em 476 d.C..
Principais aspectos do Império Romano
A origem de Roma pode ser atribuída à união de pastores, na região da atual Itália. Segundo a lenda, dois irmãos, Rômulo e Remo teriam fundado a cidade, iniciando, assim, a primeira fase da história romana: a monarquia. Esse sistema seria, posteriormente, substituído pela república e, por último, pelo império.
O Império Romano conseguiu prevalecer por cinco séculos devido ao seu exército, que, em seu auge teve mais de duzentos mil soldados. Outras características também responsáveis pela vastidão do Império foram:
- Economia dinâmica, garantindo a união por meio das trocas comerciais
- A divisão em castros, em comunidades autônomas
- As duras penas que seriam aplicadas àqueles que se rebelassem contra o Império e as suas leis
É importante notar que para melhor a administração do Império, os seus territórios romanos foram divididos em 284 d.C.: Império Romano do Ocidente, com capital em Roma, e o Império do Oriente, com capital em Constantinopla.
Imperadores
O primeiro imperador romano foi Júlio César. Outras importantes figuras que comandaram o Império foram Nero, Constantino, Tito, Trajano e Cláudio.
O último imperador do Império Romano foi Rômulo Augusto. Porém, devemos nos lembrar de que o Império Romano do Oriente terminaria somente em 1453 e seu último imperador foi Constantino XI.
Declínio e queda do Império Romano
Apesar de a queda do Império Romano do Ocidente ter acontecido no século V, o seu declínio já podia ser observado muito antes.
Foram as principais causas que ocasionaram o fim do Império:
- Invasões de povos estrangeiros
- A expansão do cristianismo, em contraposição ao politeísmo romano
- A falta de escravizados, principal mão-de-obra do Império, provocada pela falta de guerras