História geral: um resumo sobre a Guerra da Coreia

Conflito na peninsula coreana durante a Guerra Fria

O que foi a Guerra da Coreia? Descubra no artigo de hoje 

O termo “Guerra da Coreia” é usado para definir um conflito entre as duas Coreias: a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.

O tema podem ser cobrado por questões de história, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre a Guerra da Coreia. Confira!

O que foi a Guerra da Coreia?

A Guerra da Coreia aconteceu na Península Coreana entre os anos de 1950 e 1953, durante a Guerra Fria. O principal resultado do conflito foi a divisão da Península em duas partes: a Coréia do Norte e a Coréia do Sul.

Contexto da Guerra da Coreia

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão invadiu a Coreia, mas, com o fim da Guerra e a derrota do Eixo, a Coreia foi divida entre as duas potências da época: a União Soviética e os Estados Unidos.

Apesar de nunca ter existido um conflito direto entre a União Soviética e os Estados Unidos, os dois países interferiam em diversas nações durante a Guerra Fria, dividindo os seus territórios conforme os próprios interesses, como na Guerra da Coreia

Os coreanos que viviam na região norte do país se inspiravam na Revolução Chinesa de 1949. Para expandir a mesma ideologia em toda a península, os norte-coreanos atacaram a região sul, em 1950.

Diante disso, o Conselho de Segurança da ONU permitiu o envio de forças armadas dos Estados Unidos para frear a invasão. Como resposta, a China e a União Soviética enviaram tropas para o norte e declararam apoio para a região.

A presença das duas tropas na fronteira entre as regiões provocaria uma série de diversos embates extremamente violentos.

Consequências

A Guerra da Coreia foi um dos primeiros conflitos ocasionados, de maneira indireta, pela Guerra Fria.

O conflito causou a morte de mais de 2 milhões de pessoas. O fim da guerra nunca foi oficialmente decretado, uma vez que um tratado de paz nunca foi assinado. Porém, no ano de 1953, as duas Coreias decidiram assinar um armistício, colocando fim aos embates.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.