História Geral: o surgimento da burguesia

Um resumo completo

O surgimento da burguesia: aquilo que será cobrado na suas provas

O evento conhecido como “surgimento da burguesia” aconteceu por meio de um processo lento, mas que foi crucial para gerar muitas transformações ao longo da Idade Média.

O tópico é cobrado com muita frequência por questões de história geral, principalmente dentro de provas como os vestibulares e o ENEM.

Dessa maneira, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o surgimento da burguesia. Confira!

O surgimento da burguesia: contexto histórico

A partir do início do século XI, muitas mudanças passariam a acontecer no continente europeu. Dentre elas, podemos citar a expansão do comércio e a criação de fortes relações comerciais entre o ocidente e oriente, especialmente em função das Cruzadas.

Ainda, é nessa época que a Europa passou a observar o crescimento e o nascimento de muitas cidades e centros urbanos muito importantes. Esse evento fez com que a ampliação de serviços se tornasse necessária, uma vez que as populações dos novos centros possuíam diversas e variadas necessidades de consumo.

Ao mesmo tempo, os artesãos desenvolveram ainda mais as suas atividades, passando a agir por meio das chamadas “corporações de ofício”.

Todo esse contexto histórico foi o responsável por provocar condições positivas para o nascimento de uma nova classe social que ocuparia um novo e importante espaço dentro da sociedade medieval: a burguesia.

O surgimento da burguesia: características

Com o objetivo de organizar a produção dentro das cidades medievais, foram criadas as “corporações de oficio”. Esses grupos eram formados por profissionais de uma mesma categoria e que respeitavam uma certa hierarquia interna.

O mestre artesão estava no nível mais alto e ele era o responsável por manter a qualidade do que era produzido seguindo padrões.

Os burgueses se tornaram responsáveis também pela criação das primeiras atividades bancárias, que não existiam até então. Os novos bancos foram os responsáveis por impulsionar ainda mais o comércio e as ações dos comerciantes, contribuindo para impulsionar também o crescimento das cidades.

Com o nascimento de novas cidades, chamadas de “burgos”, a nova classe social que surgiu na mesma época foi denominada de “burguesia” e era, basicamente, formada por indivíduos que agiam dentro da economia e que possuíam uma mentalidade que hoje denominados de “capitalista”, uma vez que visa o lucro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.