História do Brasil: antecedentes da Proclamação da República

Um resumo completo

Antecedentes da Proclamação da República: confira!

O acontecimento denominado como “Proclamação da República” aconteceu no dia 15 de novembro de 1889 e marcou a história do país.

Muitas provas abordam o acontecimento em suas questões de história do Brasil, com um destaque para os concursos, os vestibulares e a prova do ENEM.

Assim, é muito importante que você domine os principais antecedentes da proclamação da República. Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre o assunto.

Antecedentes da Proclamação da República: o processo

O escolhido para liderar o grupo de militares contra o imperador D. Pedro II foi o Marechal Deodoro da Fonseca. No momento do convite, o marechal não sabia que o objetivo era depor a monarquia, o que faz sentido, uma vez que ele era amigo de Pedro II.

Os soldados que estavam no levante se encontraram na cidade do Rio de Janeiro e derrubaram o gabinete do Visconde de Ouro Preto. Posteriormente, fizeram o Marechal Deodoro acreditar que o seu inimigo político iria assumir o governo. Assim, o marechal assinou a proclamação da república e assumiu provisoriamente a chefia.    

Antecedentes da Proclamação da República: características

Diversos foram os antecedentes que provocaram o movimento que consolidou a proclamação da república brasileira. Todos eles estão relacionados à crise do governo de D. Pedro II e ao descontentamento geral em relação ao governo.

Dentre os principais motivos que possibilitaram a proclamação da república e o consequente fim da monarquia, podemos citar o fato de que os militares, que haviam voltado da violenta Guerra do Paraguai, estavam insatisfeitos com os baixos salários e a falta de participação no Segundo Reinado. A partir da Guerra do Paraguai, os militares começaram a reivindicar mais participação nas decisões políticas. Eles passaram a se reunir no Clube Militar do Rio de Janeiro para discutir as movimentações e assuntos ligados às aspirações republicanas.      

Ao mesmo tempo, os cafeicultores estavam se sentindo prejudicados com o processo de abolição da escravidão, que acontecia naquele momento. Eles se sentiam extremamente prejudicados do ponto de vista econômico e culpavam o governo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.