História Geral: a Dinastia Merovíngia

A Dinastia Merovíngia: um resumo

A Dinastia Merovíngia foi uma das principais dinastias de toda a Alta Idade Média, precedendo a Dinastia Carolíngia.

Dessa maneira, não é de se surpreender que questões sobre esse assunto apareçam com frequência nos principais vestibulares do país, especialmente relacionados ao seu contexto histórico.

A Dinastia Merovíngia: Introdução

A Dinastia Merovíngia alcançou o seu auge entre os anos de 481 a 751, quando impôs sua hegemonia na região da Gália, atual França e parte da Alemanha.

A Dinastia Merovíngia: Contexto Histórico

A partir do século III, os francos ganharam certo destaque político, principalmente devido às suas ações de pirataria na costa do Mar do Norte. Nesse período, por volta de 258 d.C., a Gália enfrentava diversas invasões. Além disso, as invasões bárbaras que enfraqueceram o Império Romano, ocorridas com frequência nos séculos IV e V, também acabaram alcançando essa região, invadindo e destruindo povoados gálicos.

Foi então que Clóvis, neto de Meroveu, organizou campanhas militares para resolver o problema da instabilidade política da Gália e se aliou a Igreja, tornando o primeiro rei da Dinastia Merovíngia. O rei se converteu ao cristianismo em 496, quando venceu os alamanos durante a Batalha de Tolbiac. Posteriormente, no ano 500, se uniu aos visigodos para derrotar os burgúndios e, sete anos mais tarde, derrotaria os seus antigos aliados.

Clóvis foi o responsável pela ampliação das fronteiras do Reino Merovíngio, se tornando o fundador do reino e unificando todos os demais reinos francos. Além disso, o poder real foi fortalecido com a conversão do rei ao catolicismo e sua aliança com a Igreja. Com sua morte, o Reino Merovíngio foi dividido entre os seus herdeiros e seria posteriormente unificado com a chegada de Clotário II ao poder, no ano de 613.

O Reino Merovíngio tinha na figura do rei uma forma de patrimônio, uma vez que era ele o responsável pela indicação de magnatas para cuidarem das funções administrativas, que permaneceriam, porém, em seu domínio. O sistema do reino evoluiu muito sob as mãos da dinastia merovíngia, até , porém, chegar ao feudalismo, que duraria até a Guerra dos Cem Anos.

A Dinastia Merovíngia: Principais reis Merovíngios

Vamos ver, a seguir, quais os principais reis da dinastia merovíngia e também quais os seus principais feitos.

  • Clorátio I:  assumiu o reino no ano 558 e foi o responsável por estabelecer a sua capital na cidade de Paris.
  • Clotário II: se tornou rei em 613 e conseguiu unir os territórios merovíngios em um único reino.
  • Dagoberto:  assumiu o reinado em 639 e foi responsável por dividir o reino em dois: Austrásia e Borgonha.
  • Childerico III: último rei dos merovíngios. Foi derrotado por Pepino III que daria início a Dinastia Carolíngia.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.