História do Brasil: você sabe o que foi o “dia do fico”?

Você precisa entender o que foi esse evento

Dia do Fico: um momento muito importante para a história do Brasil

O termo “dia do fico” é usado para definir o dia 9 de janeiro de 1822, em que D. Pedro I decidiu que não iria mais cumprir as ordens da coroa portuguesa.

O assunto é cobrado com frequência em questões de história do Brasil, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre o Dia do Fico. Vamos conferir!

O que foi o Dia do Fico?

O termo “Dia do Fico” se refere ao dia 09 de janeiro do ano de 1822, quando D. Pedro I, príncipe regente do Brasil, não acatou as ordens da Corte Portuguesa para que voltasse a Portugal, anunciando que ficaria no Brasil.

Contexto histórico

O rei português D. João VI já tinha deixado o Brasil e voltado para Portugal em uma tentativa de acalmar as pressões dos portugueses, que ameaçavam o seu trono. Contudo, Portugal exigia também a volta de D. Pedro I para que o Brasil retornasse à condição de colônia portuguesa.

Os portugueses se articularam em protestos e organizaram um abaixo-assinado com mais de 8 mil assinaturas a favor do retorno de D. Pedro. Contudo, Pedro decidiu que não voltaria por meio de sua célebre frase: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico.”

Dia do Fico: consequências

Diversos interesses estavam envolvidos na decisão que poderia ou não tornar o Brasil uma nação independente de Portugal. Os comerciantes e os liberais de Portugal planejavam lucrar com a volta do Brasil à condição de colônia, pois iriam comercializar os seus produtos sem pagar impostos e poderiam, além disso, contar com uma grande quantidade de mão-de-obra. Os brasileiros, por sua vez, eram contrários ao retorno à condição de colônia. Isso porque, essa situação prejudicaria a economia do país.

Para exigir o retorno de D. Pedro, soldados foram enviados pela corte portuguesa para o Rio de Janeiro, em 9 de janeiro. Contudo, as tropas foram cercadas por cerca de dez mil brasileiros armados da Guarda Real da Polícia.

No mesmo dia, D. Pedro comunicou sua decisão à população, ordenando a volta dos soldados para Portugal, uma vez que ele havia decidido permanecer no Brasil.

Oito meses depois, diante das contínuas pressões portuguesas, a separação do Brasil de Portugal foi consolidada, resultando na independência brasileira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.