História do Brasil: um resumo sobre a Revolta dos 18 do Forte

Descubra!

A Revolta dos 18 do Forte: aquilo que pode ser cobrado nas suas provas

A Revolta dos 18 do Forte, conhecida também como Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, foi uma importante revolta na história do Brasil.

O assunto é abordado com frequência por questões de história do Brasil, principalmente nos mais variados concursos públicos, vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo com aquilo que você precisa saber sobre a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana. Confira!

A Revolta dos 18 do Forte: definição

A Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, conhecida também simplesmente como Revolta dos 18 do Forte, foi o primeiro movimento tenentista que aconteceu no Brasil.

A revolta tinha como principal intuito combater a República Velha e criar uma nova forma de governo.

A Revolta dos 18 do Forte de: antecedentes

Em 1921, durante o processo eleitoral, o jornal Correio da Manhã publicou cartas do candidato Artur Bernardes, de Minas Gerais, com ofensas ao Marechal Hermes da Fonseca, ex-presidente. Artur negou a autoria das cartas, mas os militares se sentiram ofendidos com os insultos.

No dia 1 de março de 1922, Artur Bernardes venceu as eleições e, com isso, os militares ficaram insatisfeitos e promoveram diversas manifestações. Sendo assim, o exército foi chamado para combater os rebeldes em todos os estados brasileiros. A repressão levou parte dos militares, principalmente aqueles de baixa patente, à realizarem uma série de ações planejando a Revolta dos 18 do Forte.

A Revolta dos 18 do Forte: características

A preparação da revolta foi consolidada em 4 de julho de 1922, véspera do dia do evento. Os principais líderes da revolta eram Euclides Hermes da Fonseca e Siqueira Campos. Inicialmente, a revolta ocorreria com a participação dos militares do Rio de Janeiro e de outros estados. No entanto, o governo descobriu a intenção dos revoltosos e reprimiu o movimento antes do seu início em outros estados. Assim, ele acontece somente no Forte de Copacabana.

A Revolta dos 18 do Forte: consequências

Em 5 de julho do mesmo ano, o governo bombardeou o Forte. Na sequência, o ministro da guerra fez uma ligação para Siqueira Campos e Euclides Hermes da Fonseca pedindo que os militares se rendessem. No forte se encontravam reunidos 301 militares e 272 se renderam.

Euclides saiu do forte para negociar e foi preso. Assim, o plano inicial, o de bombardear a cidade mudou: os militares decidiram sair marchando pela avenida Atlântica e muitos membros abandonam a revolta: somente 18 restaram.

O movimento não foi bem sucedido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.