História do Brasil: o governo de José Sarney

O primeiro governo civil depois da Ditadura

Governo de José Sarney: um resumo completo para as suas provas

O termo “Governo Sarney” é utilizado para definir o período em que José Sarney de Araújo Costa ocupou o cargo de presidente da República.

O assunto pode ser abordado por questões de história do Brasil em diversas provas muito importantes, como os vestibulares e o ENEM.

Dessa maneira, para que você alcance um alto desempenho nos seus exames, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com tudo o que você precisa saber sobre o Governo Sarney. Confira!

Governo de José Sarney: antecedentes históricos

A Ditadura Militar aconteceu entre os anos de 1964 e 1985. Durante o período, o sistema brasileiro possuía apenas dois únicos partidos: o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que representava a oposição, e a Aliança Renovadora Nacional (Arena).

Quando a Ditadura Militar acabou e, com ela, também o bipartidarismo, Sarney foi chamado para liderar o Partido Democrático Social (PDS), partido que havia sido criado naquele momento.

Pouco tempo depois, o futuro presidente decidiu sair do PDS, com o objetivo de criar um novo partido: a Frente Liberal. A Frente faria, no ano de 1984, uma coligação com o PMDB e foi justamente essa parceria que se tornou responsável pela candidatura de Tancredo Neves para presidente e José Sarney como o seu vice.       

Governo de José Sarney: Tancredo Neves

Os dois candidatos foram eleitos. Porém, Tancredo Neves adoeceu e, com o seu posterior falecimento, o vice Sarney assumiria o cargo. O fato aconteceu em 1985 e é considerado o marco oficial do fim da Ditadura Militar no Brasil.

Governo de José Sarney: características

Quando Sarney assumiu a presidência, o Brasil enfrentava uma elevada inflação e crise econômica. Com o objetivo de solucionar esses problemas, o governo lançou o “Plano Cruzado”.

O Plano Cruzado inicialmente funcionou. Porém, o grande aumento no consumo gerou o fracasso das diretrizes.

Ao mesmo tempo, o presidente Sarney decidiu convocar uma Assembleia Constituinte para que uma nova Constituição pudesse ser criada. Ela realmente foi, sendo promulgada no ano de 1988.

Governo de José Sarney: desfecho

Em 1989, novas eleições aconteceram e Fernando Collor de Mello foi eleito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.