História do Brasil: a Intentona Comunista - Notícias Concursos

História do Brasil: a Intentona Comunista

A Intentona Comunista: um resumo sobre esse assunto

A Intentona Comunista foi uma revolta que ocorreu no ano de 1935 e foi liderada por Luís Carlos Prestes e Olga Benário.

O assunto aparece com frequência nas principais provas de história do brasil do país, principalmente ao lado de questões sobre a Era Vargas e sobre o cenário político mundial da década de 30 e 40, às vésperas da Segunda Guerra Mundial.

A Intentona Comunista: Introdução

A Intentona Comunista, também chamada de Levante Comunista ou de Revolta Vermelha de 35, foi um movimento militar e político que ocorreu no ano de 1935, durante a Era Vargas.

A revolta se iniciou na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. A partir dessa cidade, ela se espalharia também pelos estados de Pernambuco, Maranhão e Rio de Janeiro.

O principal objeto da Intentona Comunista, liderada por Luís Carlos Prestes, que havia liderado a Coluna Prestes anos antes, e Olga Benário, era destituir Getúlio Vargas do poder.

A Intentona Comunista: Contexto Histórico

Na década de 30, a Europa enfrentava um momento de grandes transformações políticas, causadas principalmente pela ascensão de Adolf Hitler, na Alemanha e de Benito Mussolini, na Itália. Assim, é também nesse momento que a luta entre nazistas e fascistas contra os comunistas e socialistas ganha espaço em todo o mundo, inclusive no Brasil.

No ano de 1935, Luís Carlos Prestes criou a Aliança Nacional Libertadora (ANL), de ideologia comunista, que tinha como objetivo impedir o avanço das ideologias nazistas e fascistas no país. Os membros da ANL eram, em sua maioria, militares e operários que se encontravam insatisfeitos com o governo de Vargas desde a Revolução de 30.

Porém, quando a ANL começou a ganhar apoio e adeptos em diversas partes do país, Getúlio Vargas decretou que a organização era ilegal, em 1935. Assim, no mesmo ano, os membros da Aliança passaram a organizar uma revolta com o objetivo de derrubar o governo de Vargas.

A Intentona Comunista: Objetivos

O principal objetivo da Intentona Comunista era derrubar o governo de Getúlio Vargas e colocar Luís Carlos Prestes na presidência. Ainda, os membros da ANL desejavam ampliar a expansão da doutrina comunista no país e realizar uma série de medidas sociais.

A Intentona Comunista: Conflitos

Os organizadores da revolta acreditavam que iriam contar com o apoio da população no movimento, para que, dessa maneira, ele pudesse se expandir rapidamente por todo o país. Porém, não foi o que aconteceu: os revoltos acabaram tendo que enfrentar as tropas federais sozinhos e em menor número.

Dessa maneira, a revolta, iniciada em 23 de novembro de 1935, foi rapidamente controlada pelas tropas lideradas por Getúlio Vargas.

Após muitas mortes, os líder da Intentona Comunista, Luís Carlos Prestes, é preso. Olga Benário, por sua vez, sendo judia, foi deportada para a Alemanha Nazista.

A Intentona Comunista: Consequências

O movimento não obteve sucesso. Porém, após a repercussão da Intentona em todo o território nacional, Vargas declarou que o Partido Comunista e a ANL eram um perigo para o país e que, dessa maneira, deveriam ser considerados ilegais.

Além disso, Getúlio Vargas utilizaria a instabilidade criada no cenário político brasileiro devido aos conflitos com os comunistas para, posteriormente, criar o Plano Cohen e implantar a ditadura do Estado Novo, no ano de 1937.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?